Na manhã de sábado, 18, diretoria e integrantes do Departamento Técnico e Administrativo da Liga Nacional de Futsal (LNF) juntamente com representantes dos clubes, se reuniu de forma virtual para definir os rumos da competição em 2020. Serão 21 os clubes participantes. A bola pode rolar a partir de 21 de agosto, isso se todas as cidades e estados estejam liberados pelos órgãos de saúde e decretos do governo. A LNF também seguirá um rígido protocolo de segurança, conforme orientação dos órgãos de saúde competentes.
Diante do calendário cada vez mais apertado, ficou definido pela composição de três grupos de forma regionalizada. Os 14 clubes da região sul ficaram em dois grupos. A composição foi conforme ranqueamento em 2019. A Assoeva não terá clássico gaúcho e neste caso irá enfrentar três catarinenses (Joaçaba, Tubarão e Jaraguá), e outros três paranaenses, entre eles o Pato Futsal, atual bicampeão.
Primeira fase consiste em jogos de ida e volta. Avançam os cinco melhores de cada grupo. O melhor sexto colocado irá preencher a 16ª vaga para os play offs.
“Nos próximos dias serão realizados encontros virtuais com os dirigentes de clubes de cada grupo para se definir protocolos. Após as reuniões dos grupos, será realizada uma assembleia para aprovação da nova fórmula de disputa”, afirma o supervisor da Assoeva, Eliel Hammes.
Tem a possibilidade de um jogo de abertura da LNF antes de 21 de agosto até para testar questões básicas de protocolo. Tudo vai depender da situação das regiões do Brasil num contexto mais geral em relação a Covid-19.
Grupo ‘A’
Acbf de Carlos Barbosa (RS)
Atlântico de Erechim (RS)
Blumenau (Santa Catarina)
Krona/Joinville (Santa Catarina)
21Cascavel (Paraná)
Foz (Paraná)
Marreco (Paraná)
Grupo ‘B’
Assoeva/Unisc/ALM
Joaçaba (Santa Catarina)
Tubarão (Santa Catarina)
Jaraguá (Santa Catarina)
Campo Mourão (Paraná)
Pato Futsal (Paraná)
Umuarama (Paraná)
Grupo ‘C’
Brasília (Distrito Federal)
Intelli (São Paulo)
Magnus (São Paulo)
Corinthians (São Paulo)
São José (São Paulo)
Minas TC (Minas Gerais)
Praia (Minas Gerais)