Muitas vezes julgamos pessoas ou animais pela aparência que eles nos transmitem e talvez sejam nestes momentos que deixamos de conhecer um bom amigo e companheiro. Mas esse não foi o caso do venâncio-airense Darci Heinen, que veio a Venâncio Aires para passar o Natal e a virada de Ano Novo com familiares e com ele trouxe, na garupa da sua moto, o Bobi, um cão da raça weimaraner. Seu dono diz que ele é um companheiro dócil e muito amigável. Ele pesa 40 kg e tem três anos e seis meses.
Heinen é assistente técnico e prestador de serviços de um atelier de calçados e atualmente mora no município de Campo Bom. Ele conta que este é o seu segundo cão da raça weimaraner. A sua primeira companhia da raça morreu com um ataque no coração, aos cinco anos.
Sobre Bobi, Heinen conta que o ensinou e educou a andar com ele em uma motocicleta adaptada. “Ele adorar passear, só é preciso que eu ligue a moto, para ele já estar pronto para sair”, destaca.
Bobi é um cachorro de grande porte, por isso não pode viver dentro de casa. Além disso, como estão sempre passando a mão nele, Bobi precisa tomar banho mais seguido que o normal para manter a higiene. “Para estar sempre bem cheiroso também, inclusive mais cheiroso que eu”, brinca. Os cuidados com cão são intensos, desde a roupa que vai vestir no passeio até o acessório que vai usar.
Darci e seu cão são companheiros assíduos nas caminhadas e em passeios aos finais de semana. Na semana natalina, Bobi fez sucesso no calçadão da Capital do Chimarrão. Darci o levou para passear e foi a atração da criançada e também dos adultos. O dono de Bobi customizou uma bermuda onde nos bolsos está escrito ‘sorria, eu gosto de você’, e era exatamente no momento em que as pessoas o olhavam que a pequena mensagem se transformava em gargalhadas e carinhos ao amigável Bobi. O cão foi atração até mesmo no Dindinho que circulou pela cidade. “Algumas pessoas já sabiam onde estávamos, exatamente no cantinho do Dindinho.”
O cachorro, que tem porte grande e é forte, tem sua alimentação à base de ração e comida sem sal, que é para evitar bactérias e também coceira. Diferente de muitos cachorros, Bobi adora tomar banho. Segundo Heinen, ele costuma se acomodar em um local com água e ficar curtindo o momento.
Darci ainda comentou sobre a posição de Bobi em relação ao time para que torce. Segundo ele, toda vez que ocorre Gre-Nal e o Internacional vence, o cão desfila pela cidade com seu traje colorado. Quando o adversário vence, não é diferente. Daí ele desfila com sua camiseta do Grêmio.
O proprietário ainda observa que, antes de circular com o cão pela cidade, foi preciso um contato com a fiscalização, que lhe afirmou sobre os cuidados que são necessários para o cão andar na moto.