Flamengo em 2019, Palmeiras em 2020 e 2021, o Flamengo outra vez em 2022 e o Fluminense em 2023. Estes foram os clubes que venceram as últimas cinco edições da Libertadores da América. Neste sábado, 29, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina, Botafogo e Atlético Mineiro decidem o título da temporada 2024. o confronto brasileiro começa às 17h. A pergunta que fica é a seguinte: qual será o sexto time do país a levantar o caneco?
Na primeira fase o Botafogo ficou em segundo lugar no seu grupo. Nas eliminatórias pegou o Palmeiras contra quem venceu uma e empatou a outra. Contra o São Paulo foram dois empates e a classificação sendo conquistada nos pênaltis (5 a 4). Na semifinal o time carioca atropelou o Peñarol na ida (5 a 0) e perdeu a volta (3 a 1).
Já o Galo Mineiro somou 15 dos 18 pontos na fase de grupo. Depois passou pelo San Lorenzo (1 a 1 e 1 a 0). Nas quartas enfrentou o Fluminense onde perdeu na ida (1 a 0) e garantiu a classificação na Arena MRV (2 a 0). Na semifinal fez 3 a 0 no River e garantiu a vaga na decisão com o 0 a 0 no mesmo palco da decisão deste sábado.
Se houver empate entre Botafogo e Atlético dentro dos 90 minutos regulamentares, a decisão do título vai para a prorrogação onde serão dois tempos de 15 minutos cada. Persistindo o empate no placar, o campeão da Libertadores de 2024 será conhecido na disputa de pênaltis
O confronto valendo o título da principal copa da América do Sul terá o argentino Facundo Tello no apito.
