Na chave A do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, o Bulldogs F.A já deu início à preparação para o estadual. A competição começa em março e a equipe venâncio-airense terá pela frente o Juventude Futebol Americano, o Porto Alegre Gorillas e o Carlos Barbosa Ximangos na fase classificatória.

Até lá, o Bulldogs F.A seguirá com a maratona de treinos, mas também pensa nos reforços. Para esta temporada, seis nomes já foram confirmados (veja box). Ainda assim, o diretor executivo, Eduardo Sperb, antecipa que o plantel ainda não está fechado. “Temos 36 atletas, além de quatro integrantes na comissão técnica. O elenco ainda pode aumentar, até porque fizemos seletivas recentemente e pelo menos uns oito da base devem entrar.”

Para a disputa do campeonato gaúcho, Sperb que também é atleta, diz que a expectativa é boa. “Será nossa quarta temporada oficial em competições. Em 2016 não ganhamos nenhum jogo, estávamos começando. Mas em 2017 e 2018 melhoramos nosso desempenho e para este ano vamos tentar a classificação.”

Se no campeonato gaúcho o time ainda ‘engatinha’, o Bulldogs já ostenta um título. Em 2017, foi o campeão da Copa RS. Para este ano, a participação nesta competição e na Copa Sul, que ocorrem no segundo semestre, ainda não está definida. “Depende da nossa participação no Gaúcho e mesmo das outras equipes se manterem atuantes nos próximos meses. Então o segundo semestre ainda está em aberto”, explica Eduardo Sperb.

TREINOSA equipe tem mantido a rotina de treinos três vezes por semana: terças e quintas à noite e sábados à tarde, no campo do Santa Tecla. O local, aliás, pode até sediar jogos do campeonato estadual. Isso, caso haja ‘conflitos’ de dias e horários com os jogos do Esporte Clube Guarani.

Como o Bulldgos geralmente manda suas partidas no estádio Edmundo Feix e o Guarani também estará em meio à disputa da Divisão de Acesso, pode haver mudança. “Ainda vamos confirmar, para não ocorrer de ‘bater’ os jogos. Se não dar no Edmundo Feix, a tendência é ser no Santa Tecla.”

Reforços confirmados

Maxsuel Pedroso, que já atuou pela Seleção Gaúcha Sub 19 e pelo Cruzeiro LionsRuchinsque Chaves, que defendeu o Armada Futebol Americano na Segunda Divisão da Liga Nacional Joao Dos Santos, que atuou na Primeira Divisão da Liga Nacional pelo Santa Maria Soldiers e também nomeado para o primeiro time da Seleção GaúchaWilliam Dreissig Bicca, da Seleção Gaúcha Sub 19 e que disputou a Primeira Divisão do Campeonato Nacional pelo Santa Maria SoldiersPedro ‘Coturno’, um dos principais talentos do estado na posição de Running BackOsório, que jogou por duas temporadas no Restinga

Jogos do Bulldogs no Gaúcho

16/3 – Bulldogs x Juventude 06/4 – Gorillas x Bulldogs27/4 – Bulldogs x Ximangos

Foto: Divulgação / Em 2018, equipe disputou a Copa Sul
Em 2018, equipe disputou a Copa Sul

Campeonato Gaúcho terá 10 equipes

O principal campeonato no Rio Grande do Sul começa no mês de março e termina em junho. Ao todo, 10 equipes de futebol americano participarão da competição. Os times serão distribuídos em três grupos: um com quatro e dois com três, divididos em A, B e C. As equipes se enfrentam dentro da mesma chave todas contra todas na etapa regular. As duas equipes melhores classificadas no grupo A garantem vaga na semifinal. Os dois melhores times dos grupos B e C se classificam para o wildcard.

Além do Bulldogs de Venâncio Aires, estão aptos a jogar: Armada Lions Futebol Americano, Bento Gonçalves Snakes, Canoas Bulls, Carlos Barbosa Ximangos, Erechim Coroados, Juventude, Porto Alegre Gorillas (atual vice-campeão), Santa Cruz Chacais e Santa Maria Soldiers (atual campeão).