Cachorros ‘dóceisÂ’, como caracteriza Thais Brum, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), são abandonados eventualmente na Usina de Triagem de Venâncio Aires. é em meio aos lixos que esses pequenos animais acharam conforto e recebem proteção. “Eles são a alegria dos trabalhadores daqui. Fazem a festa quando o pessoal chega”, destaca a gerente da usina, Tailani Hauschild.

Conforme Thais, esses animais provavelmente sofreram questões de abandono. Por ser um local distante, os cães não teriam como chegar até lá. Sem opções de lugar mais adequado para acomodá-los, eles ficarão na usina até aparecerem interessados em adotá-los, como já aconteceu com uma cadelinha branca que hoje tem um novo lar e família.

Atualmente, existem cinco cachorros abandonados. Duas são cadelas que deram crias recentemente. Os animais não têm acesso a uma alimentação saudável, eles comem os restos de comida encontrados no lixo. “às vezes, o pessoal que almoça aqui dá as sobras para eles”, completa Tailani. A secretaria municipal do Meio Ambiente, Gabriela Graef, conta que há cerca de duas semanas foi enviado até o local um veterinário para vacinar, dar remédio de vermes e pulgas e anticoncepcional para as fêmeas.

Quem tiver interesse em dar um novo lar para aqueles animais que necessitam de carinho pode entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente através do telefone (51) 3983 -1034.