“De olhos vermelhos, de pêlo branquinho, de orelhas bem grandes eu sou coelhinho”. Conhecidos por serem o símbolo da Páscoa, os coelhos são mamíferos lagomorfos da família dos leporídeos. Normalmente são caracterizados por terem uma cauda longa, serem animais dóceis e carinhosos.Os coelhos, por possuírem quatro patas, não correm ou caminham igual aos outros animais, eles se locomovem através de saltos das pernas traseiras.

Caroline Pochmann, 17 anos, é a ‘mamãeÂ’ de Pretinha. A garota já foi dona de May Belle que ganhou de uma amiga, mas, para ela não ficar sozinha o irmão da jovem acabou comprando outra coelha, Pretinha, de 3 anos. Com o passar do tempo, May Belle morreu e Pretinha passou a ser a única coelha da casa.

Caroline, além de Pretinha, é dona de uma cocota e dois cachorros da raça poodle.

Acostumada a ficar solta no pátio da família durante o dia e presa à noite, Pretinha é mal acostumada, segundo a dona. Ela é diferente dos demais coelhos, pois não gosta de comer cenoura.

Caroline conta que “um dia havíamos deixado a porta dos fundos aberta, quando chegamos na sala, Pretinha havia comido os fios do telefone. Tivemos que trocar tudo, pois não funcionava mais. Além de pular o muro para ir no vizinho, ficar de pé para comer as flores da minha mãe, comer a comida dos cachorros, cavar buracos para dormir, ela não incomoda”.

Conforme a dona, Pretinha não toma banho, pois é aconselhável que não se dê banho em coelhos, eles podem entrar em choque se colocados em contato com a água. Por ter os olhos localizados nas laterais da cabeça, o animal pode ver objetos situados atrás dele, ou dos lados, melhor do que se estivessem à sua frente. Os coelhos podem mover as longas orelhas de uma só vez ou separadamente, para captar sons, ainda que fracos, vindos de qualquer direção. Os coelhos também dependem de seu olfato aguçado para alertá-los do perigo. O coelho parece movimentar o nariz ininterruptamente.