A maior competição profissional de futsal do Rio Grande do Sul começa hoje, feriado. O pontapé inicial do Campeonato Estadual Série Ouro 2013 será dado na cidade de Santo ângelo. São 12 as equipes que nesta temporada irão brigar pelo título. ACBF, de Carlos Barbosa (2009, 2010 e 2012) e o Atlântico de Erechim (2011), foram as equipes campeãs nas últimas temporadas. A Assoeva/Unisc/ALM/Venax, de Venâncio Aires, foi vice-campeã em 2009 e 2010. A ACBF foi vice em 2011 e o Atlântico, em 2012.

O jogo de abertura da Série Ouro 2013 será entre Asaf, de Santo ângelo, e a Assaf, de Santa Cruz do Sul. O confronto em Santo ângelo foi antecipado para as 19h em razão da transmissão ao vivo através da TVCOM para todo o Estado.O representante de Santo ângelo é o atual campeão do Campeonato Estadual Série Prata. Na vitoriosa campanha em 2012 que fechou com a conquista do título contra o Cachoeira Futsal, fora de casa, a Asaf contabilizou 16 vitórias, dois empates e dez derrotas nos 28 jogos disputados na competição.

Já o representante de Santa Cruz do Sul, que recentemente disputou o quadrangular da Copa dos Vales de Futsal onde ficou na última posição, ficou em sétimo lugar na classificação da Série Ouro em 2012. A Assaf chegou as quartas-de-final da competição. Em 24 jogos oficiais disputados, foram cinco vitórias, oito empates e 11 derrotas.

A rodada inaugural da Série Ouro terá continuidade amanhã, 30. A Afusca, de Cachoeirinha, recebe a ADS, de Sananduva. Em Lajeado, a Alaf, vice-campeã da Copa dos Vales 2013, enfrenta a AGSL, de São Luiz Gonzaga.

O complemento da rodada será somente na terça-feira, 2 de abril, quando o Cachoeira Futsal enfrenta a Associação Sobradinho. O local ainda não está definido e depende da vistoria do Corpo de Bombeiros no Ginásio Derlizão, em Cachoeira do Sul. Caso o ginásio não seja liberado, o duelo poderá até ser disputado na cidade de Agudo. A decisão de transferência do jogo ocorreu devido às obras no ginásio ainda não terem sido concluídas pela Prefeitura. Sem a finalização das obras, não foi elaborado o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI). E sem a aprovação do PPCI, os bombeiros não fazem a vistoria.

Primeira fase terá nove equipes

Nesta temporada, apenas nove equipes disputam a primeira fase do Estadual Série Ouro. ACBF, Atlântico e Assoeva/Unisc/ALM/Venax, disputantes da Liga Futsal 2013, entrarão na competição apenas na segunda fase.

SISTEMA DE DISPUTA

A primeira fase será totalmente classificatória. Participam:- ASAF, de Santo ângelo,- Assaf, de Santa Cruz do Sul,- AES, de Sobradinho,- Cachoeira Futsal, de Cachoeira do Sul,- Afusca, de Cachoeirinha,- ALAF, de Lajeado,- AGSL, de São Luiz Gonzaga,- ADS, de Sananduva, e:- BGF, de Bento Gonçalves.

As nove equipes jogam entre si em turno e returno (oito jogos em casa e oito fora). A fase inicial que começa hoje e terá 18 rodadas (72 jogos), se encerra dia 27 de julho.Os cinco primeiros colocados avançam para a próxima fase. As equipes em sexto, sétimo, oitavo e nono lugares, disputarão um quadrangular extra, em jogos de ida e volta, todos contra todos. Os dois últimos serão rebaixados para a Série Prata em 2014.

Na segunda fase do Estadual, aos cinco classificados será acrescentada a participação dos três representantes gaúchos da Liga Futsal. Cada equipe terá sete jogos em casa e outros sete fora para buscar a classificação à fase semifinal. A Assoeva, que entra apenas na segunda fase da competição, fará sua estreia no Estadual no dia 3 de agosto. O primeiro compromisso será contra a ACBF, em Carlos Barbosa.

Na etapa seguinte jogam 1º x 4º e 2º x 3º. Os dois clubes vencedores farão a final do Estadual 2013 em confrontos de ida e volta.

Jogos e arbitragem

29/3    19h    em Santo ângelo    ASAF    x    Assaf    Leandro Franceschi e Luis E. Canton

30/3    20h    em Cachoeirinha    Afusca    x    Sananduva    Carlos Quaresma e Audrei Pereira

30/3    20h    em Lajeado    ALAF    x    AGSL    Ricardo Messa e Flávio Alves da Silva

02/4    20h30    Cachoeira do Sul    Cachoeira    x    Sobradinho    Rafael Amaro e Wandernei Xavier Alves