Os Jogos Olímpicos de Londres iniciaram oficialmente ontem, às 17h, com a Cerimônia de Abertura, que começou com foco no Rio Tâmisa. Um sino marcou o início oficial da abertura.

Quatro corais, oriundos de Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, entoaram a canção ‘Jerusalém’. Ao som de coral, evento fez menções à época rural da Grã-Bretanha. Foram usados 12 cavalos, 40 ovelhas, dois bodes, dez galinhas, dez patos e três cachorros na cena. Atores representaram a história da Grã-Bretanha, através de menções ao folclore dos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Depois foi a vez de entrar em cena a Revolução Industrial. Torres e máquinas surgem para representar a industrialização, período do final do século XVIII e início do XIX. Com a mudança nos métodos de produção, a época trouxe alterações econômicas e sociais ao redor do mundo. A família real entrou em cena através de um vídeo, no qual o ator Daniel Craig, que interpreta o atual James Bond, busca a Rainha Elizabeth II no palácio real.

Ao som do cantor Mike Oldfield, a escritora JK Rowling, autora de Harry Potter, participa de celebração à literatura infantil local. No meio da orquestra, surgiu Mr. Bean tocando teclado. A cerimônia seguiu com imagens da volta da Tocha Olímpica, que é trazida ao estádio pelo craque do futebol David Beckham. Na sequência ocorreu o desfile das delegações dos países participantes das competições. O santa-cruzense, Fabiano Peçanha, atleta que corre nos 800m, participou do desfile.

Seleção Brasileira

O primeiro confronto mostrou que a seleção brasileira não vai ter vida fácil nestas Olimpíadas. Após um ótimo primeiro tempo, com 3 a 0 favoráveis, o time de Neymar e outras estrelas sofreu um apagão e tomou dois gols do Egito. No final, conseguiu segurar a vitória por 3 a 2. Os próximos jogos prometem mais emoção ainda. Pelo grupo C, o Brasil enfrenta Belarus, amanhã, às 8h, no estádio Old Trafford, e também a Nova Zelândia, na quarta-feira, 1º, às 10h30min, no St. James Park.

Caso passe à próxima fase, o confronto das quartas de final será no sábado, 4. Se ficar em primeiro lugar no grupo, o Brasil joga contra o segundo colocado do grupo D, que conta com Japão, Honduras, Espanha e Marrocos, às 13h, no St. James Park. Se passarem em segundo lugar, o Brasil pega o primeiro colocado deste mesmo grupo, às 8h, no Old Trafford. A grande final do futebol acontece no dia 11 de agosto, às 11h, horário de Brasília, no estádio Wembley.