é comum, especialmente nesta época do ano, encontrar animais indesejáveis, tais como moscas, baratas, roedores e até cobras, entre outros, em locais que deveriam ser aconchegantes e agradáveis, como nossas residências. O que fazer nestes momentos? Como agir para evitar a proliferação destes seres incômodos?

Efetivamente, nenhuma ação, por parte da prefeitura, está sendo executada no combate a estes animais. Mas, o responsável da Vigilância Sanitária do Município, veterinário Cristian Hintz, explica que, para se manter baratas, moscas e roedores longe de casa, precisa-se manter a higiene dos ambientes internos e externos das moradias, empresas e instituições. Os lixos, por exemplo, precisam ficar tampados. Também deve-se evitar acúmulo de água, propícios para a proliferação de mosquitos, e a limpeza dos terrenos baldios, onde podem ser encontrados ratos, aranhas e cobras.

Em casos mais extremos, Hintz sugere a dedetização, algumas vezes ao ano, por profissional habilitado, pois ajuda a prevenir e a manter os insetos longe. Segundo ele, baratas aparecem somente quando a chuva é escassa, e, na última semana, com as precipitações que ocorreram, os moradores notarão a diminuição destes insetos por alguns dias.