A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promoveu na tarde de terça-feira, 14, o Congresso Técnico da Divisão de Acesso 2023. Dois grupos de sete clubes estão confirmados. Em ambas o número poderá aumentar se houver a confirmação de equipes como o Glória, de Vacaria, e o Guarani, de Venâncio Aires.
A competição será nos mesmos moldes dos anos anteriores com a composição dos grupos de forma regionalizada. Neste caso o Guarani segue com os clássicos regionais – Santa Cruz e Lajeadense. As viagens mais longas ficam por conta dos dois deslocamentos necessários até a cidade de Bagé (350 km cada), Pelotas (318 km), São Gabriel (300 km) e por último Santa Maria (172 km).
Até o fim de semana o clube pretende dar um parecer em relação a participação na competição que começa em pouco mais de 50 dias.
Mesmo diante das inúmeras dificuldades, principalmente financeiras, a tendência é pela participação do Guarani. O clube tem uma direção que está mobilizada e que no dia a dia está buscando alternativas. Até o momento o clube ainda não definiu uma comissão técnica. Nomes como de Luiz Carlos Bertram (Chicão) e Julio César Scheibler (Noca) foram sondados mas diante das atividades profissionais as negociações não avançaram. A direção ventilou ainda outro prata da casa que é Rafael Bittencourt que foi o auxiliar de Serginho Almeida em 2022. Outro nome que recebeu sondagens foi Paulo Afonso Coelho, o Leco, que já comandou o Índio em 2006.
Quando começa?
Tudo indica que será no 16 de abril.
Quando termina?
A previsão é dia 27 de agosto.
A fórmula de disputa
A exemplo dos anos anteriores, na primeira fase as equipes jogam dentro do seu grupo em turno e returno. Os quatro primeiros colocados de cada avançam para o mata-mata quando haverá o cruzamento em ida e volta:
1º A x 4º B, 2º A x 3º B, 1º B x 4º A e ainda 2º B x 3º A. Os quatro vencedores avançam para a semifinal. Os dois clubes finalistas decidem o título e garantem presença no Gauchão de 2024.
Grupo ‘A’
Brasil de Farroupilha
Gaúcho de Passo Fundo
- Glória de Vacaria
Monsoon
Passo Fundo
Tupi de Crissiumal
União Frederiquense
Veranópolis
Grupo ‘B’
Bagé
- Guarani de Venâncio Aires
Guarany de Bagé
Inter de Santa Maria
Lajeadense
Pelotas
Santa Cruz
São Gabriel
(*) A confirmar