Conheça os novos investidores do Guarani para 2023

-

Na manhã de sexta-feira, 13, o Guarani anunciou as primeiras novidades para a temporada de 2023. Após o rompimento com a CSR Sports, empresa que assessora atletas e que encabeçou o futebol profissional do Índio em 2022, o empresário do ramo de polímeros Alexandre Alcindo, o Xandão, foi anunciado como novo parceiro e investidor do clube. Junto com ele, Miguel Paz fará parte da gestão e Cléber dos Santos, o Cléber Paulista, está confirmado como treinador, além de Ubirajara Martins, o Bira, como vice-presidente de futebol.

Durante o anúncio, o presidente Lúcio Rabuske afirmou que a expectativa é de um bom trabalho. Segundo ele, Alcindo demonstrou uma grande vontade de acertar e traz boas ideias. “É um grupo que tem conhecimento e, com isso, estamos montando o grupo para abrir a temporada em março, com pré-temporada e, depois, participar da Divisão de Acesso do Gauchão”, destacou.

O novo parceiro disse estar emocionado com o momento, pela tradição e história que o clube tem, por isso se sente honrado. “A nossa diferença que é estaremos no dia a dia com o clube, de outra forma não se faz futebol com sucesso. Vamos tomar café Guarani, almoçar e jantar Guarani. Nosso objetivo é levar o Guarani ao acesso”, frisou Alcindo.

Já o coordenador Paz, que teve passagens pelo Passo Fundo, do Rio Grande do Sul, pelo Hercílio Luz, de Santa Catarina, e pelo Marau, também do Rio Grande do Sul, enfatizou que existe um projeto de base para o clube, mas que o principal é a equipe profissional e, por isso, já existe uma lista de jogadores que estão no radar do grupo.

Na ‘casamata’ ficará Cléber dos Santos, também conhecido com Cléber Paulista. O treinador se destacou no Taubaté, clube do interior paulista, e estava em projetos nos Estados Unidos. Segundo ele, a Divisão de Acesso é um campeonato difícil e entende a responsabilidade de chegar em um clube com tamanha história. “Esperamos o apoio de todos, que tenhamos essa união, por que sabemos que, para ter sucesso, precisamos de pessoas sérias envolvidas e do apoio da comunidade. Trabalho, clareza e responsabilidade, essas são as nossas metas”, finalizou.

Planejamento

O cronograma aponta dois jogadores apalavrados com o clube. O volante Leandro Leite, de 40 anos, e que tem passagens marcantes pelo Brasil de Pelotas e estava no Caucaia Esporte Clube, do Ceará, em 2022. O outro nome anunciado é o do meio-campista Leandro Canhoto, de 28 anos, e que estava atuando pelo Santa Cruz e passou pelas categorias de base do Grêmio, no Boa Esporte, Ceará, Passo Fundo e Aimoré.

Além disso, os gestores apontam para um grupo de 25 jogadores, de uma mescla de jogadores jovens e experientes, inclusive com a possibilidade de atletas de fora do país, mas o foco é em jogadores que conheçam a ‘aldeia’, o futebol gaúcho.

Para o segundo semestre, deve ser desenvolvido um time com atletas das categorias de base e com alguns experientes, com o objetivo de formar uma equipe para o torneio de primeiro semestre do ano seguinte. “Apesar de os jogadores serem de responsabilidade nossa, vamos escutar as opiniões da diretoria e o presidente também terá poder de fala. Isso aqui será uma gestão compartilhada. Com transparência e honestidade”, pontou Alcindo.

Como funcionará a parceria

O Guarani ficará responsável pela logística, enquanto os parceiros se responsabilizam pela contratação de jogadores e formação do elenco e comissão técnica. O status inicial da parceria é de uma gestão compartilhada. Ao contrário do acordo anterior, desta vez o Rubro-negro terá porcentagem em possíveis vendas de atletas, de acordo com Alcindo, o passe ficará dividido em 50% para o clube e 50% para a empresa.

O contrato é firmado por um ano, com a oficialização da participação na Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho 2023 e, possivelmente, na Copa Federação Gaúcha de Futebol – onde deverá ser usado um time de transição, com atletas jovens da base. Contudo, o empresário diz que o planejamento é que a parceria dure três anos.

Segundo o coordenador Paz, já existem investimentos pré-aprovados, desde projetos federais, estaduais e municipais para as categorias de base e, de empresas parceiras, para o profissional.

“Vamos respeitar o presidente e a camisa desse clube. Os meus jogadores precisam ter respeito e amor pela camisa, se não tiver vontade de jogar o máximo, não vai jogar.”

ALEXANDRE ALCINDO

Novo parceiro e investidor do Guarani

A temporada 2022 do Guarani:

Divisão de Acesso: a equipe finalizou na 7ª posição do Grupo B, com 11 pontos, somando três vitórias, dois empates e nove derrotas. A mesma pontuação do rebaixado São Paulo, de Rio Grande, que acabou caindo por conta do número de vitórias;

Copa Federação Gaúcha de Futebol: Após ser o primeiro colocado do Grupo C, com 12 pontos em cinco jogos, o Guarani passou pelo Guarany, de Bagé, por 3 a 0 nas oitavas de final. Contudo, parou no time de transição do Grêmio nas quartas de final, com derrota em casa por 2 a 0 e vitória fora por 1 a 0.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido