Depois da inauguração do seu novo traçado durante a realização da 12ª Fenachim, em maio, chegou a vez da pista do Parque Municipal do Chimarrão receber um evento nacional. Venâncio Aires irá sediar entre hoje e amanhã, a terceira etapa da Copa Brasil BMX. Esse é o segundo maior evento do País na modalidade. O entusiasmo da comissão organizadora é do tamanho da Copa. “Acredito que seremos abençoados, inicialmente, com ótimo um fim de semana. Acertamos em cheio em trazer a etapa gaúcha da Copa Brasil para Venâncio Aires. O nosso bicicross ainda vai dar o que falar”, destacou na tarde de ontem João ‘Bolacha’ Rauber enquanto que auxiliava nos ajustes finais que estavam sendo realizados na pista.
“O trabalho da nossa equipe foi intenso nos últimos dias. Foram dias e noites trabalhando e contatando com pilotos. Todo nosso esforço está sendo recompensado na participação dessas feras. Temos, em princípio, 150 pilotos já inscritos. A divulgação do nosso evento pela mídia ganhou mais força ainda nos últimos dias e por isso acreditamos que esse número de pilotos possa aumentar consideravelmente”, disse João Motta, líder do Departamento de Bicicross do Moto Clube de Venâncio Aires (Mocva).
A Copa Brasil é um evento que define a pontuação e colocação dos principais pilotos no ranking. “Esse ranking é que define quais serão na atualidade os representantes do Brasil nas mais diversas competições, principalmente naquelas internacionais. Hoje a Copa Brasil ganha ainda mais importância pelo fato de estarmos cada vez mais próximos das Olimpíadas no Brasil. Por hora o ranking vale como título nacional mas num futuro bem próximo, é algo que pode ser decisivo na carreira de qualquer desses pilotos de ponta”, enfatizou Rauber que integra também o Departamento de Bicicross da Federação Gaúcha de Ciclismo.
Quanto à realização do evento no fim de semana, Rauber afirmou que quem tem a ganhar com isso é a comunidade de Venâncio Aires. “Teremos aqui os pilotos de ponta do Brasil. Dois que representaram o Brasil nas Olimpiadas de Londres estarão competindo nessa pista. Hoje o nosso circuito está entre os cinco melhores do País. Só não somos talvez ainda o primeiro porque temos dois ajustes para fazermos. O primeiro seria aumentar a plataforma de largada para cinco metros de altura. Depois disso teríamos que concretar alguns pontos estratégicos conforme manda o regulamento da Confederação Brasileira. Nem por isso estamos longe de termos aqui uma das melhores estruturas do cenário brasileiro”, completou Rauber.
O sábado pela manhã será para os ajustes finais quanto a colocação das bandeiras, pintura, montagem do pódio, revisão do gate de largada e ponto de chegada. “Na parte da tarde o cronograma já prevê os primeiros treinos livres, todos divididos por categoria. O mesmo ocorre no domingo pela manhã. Depois das 10h teremos a solenidade de abertura. Após isso, o bicho vai pegar pra valer na pista com as primeiras baterias classificatórias”, disse Rauber.
Motta reforçou o convite para a comunidade local em prestigiar a Copa Brasil. “A entrada no Parque é franca. Em uma área reservada e com visibilidade de toda a pista, instalamos uma arquibancada para a melhor acomodação de todos. Teremos trabalho completo de copa e cozinha nos dois dias do evento. Vamos ter em Venâncio Aires o que se tem de melhor na atualidade do bicicross. Para mim, sem dúvida nenhuma, vale a pena prestigiar um evento dessa grandeza”, concluiu o líder.