Neste domingo, 20, será dado o pontapé inicial no maior evento esportivo do mundo. A Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, terá a cerimônia de abertura a partir das 12h e, posteriormente, às 13h, o anfitrião Catar enfrenta o Equador, no jogo de abertura do torneio. A Seleção Brasileira estreia na quinta-feira, 24, às 16h, contra a Sérvia.
Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada quase no final do ano e não em junho-julho, que é verão no Hemisfério Norte. A mudança ocorre para que sejam evitadas as temperaturas próximas aos 50°C. A maioria das partidas será disputada no início da noite ou noite já. O Catar está adiantado seis horas em relação ao horário de Brasília.
Os ajustes não ficaram restritos ao período de disputa da Copa do Mundo e horários. A alta tecnologia foi empregada nos oito estádios construídos ou reformados com a implantação de um sistema de refrigeração para manter uma temperatura constante de 26°C. Cada um dos estádios tem uma usina movida a energia solar instalada cerca de um quilômetro de distância. O sistema bombeia água fria para tubos instalados ao longo das arquibancadas e no campo.
O estádio Al Wakrah foi o primeiro a ter o sistema de condicionamento do ar realizado através de saídas localizadas sob os assentos. Cada um dos estádios possui um sistema diferente para a refrigeração, mas seguindo o conceito básico para promover uma economia de 40% no gasto com energia.
Confira os grupos da Copa do Mundo:
Grupo A
Qatar, Equador, Senegal e Holanda
Grupo B
Inglaterra, RI do Irã, Estados Unidos e País de Gales
Grupo C
Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia
Grupo D
França, Austrália, Dinamarca e Tunísia
Grupo E
Espanha, Costa Rica, Alemanha e Japão
Grupo F
Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia
Grupo G
Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões
Grupo H
Portugal, Gana, Uruguai e República da Coreia
Curiosidades do grupo do Brasil:
Estatística: o número 1
O Brasil enfrentou duas únicas vezes a Sérvia. A primeira foi em um amistoso em 2014. Vitória por 1 a 0. A outra foi na Copa da Rússia e os brasileiros levaram a melhor vencendo por 2 a 0. Já contra a Suíça foram nove jogos com três vitórias do Brasil, duas derrotas e quatro empates. Na Rússia, o jogo terminou em 1 a 1. Contra Camarões foram seis jogos. Cinco vitórias e uma derrota.
Com nomes diferentes
A Sérvia se classificou em primeiro lugar nas eliminatórias. Foram oito jogos, seis vitórias, dois empates e nenhuma derrota; 18 gols marcados e nove gols sofridos. O grupo tinha Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. O curioso é que a Sérvia já disputou 12 Copas. Nove delas como Iugoslávia, uma como Sérvia e Montenegro e duas como Sérvia.
11 Copas no histórico
A Suíça já disputou Copa do Mundo. Ela chegou às quartas de final em 1934, 1938 e 1954. Nesta última, foi o país sede da Copa. Nas últimas duas participações, em 2014 e 2018, chegou às oitavas de final, caindo para Argentina e Suécia.
Choro que correu o mundo
Na Copa de 2014, no Brasil, a Seleção Canarinho enfrentou o Chile nas oitavas. Depois do empate em 1 a 1, a decisão foi para os pênaltis. O Brasil acabou passando com uma vitória de 3 a 2. Mas o que chamou a atenção foi o choro de Thiago Silva, emocionado. A imagem correu o mundo e os comentários eram de que ele não teria controle emocional. Muitos meses depois, o zagueiro justificou que emoção é algo que não se controla.