Vitória heróica, de virada. é assim que o Guarani bateu o Riograndense na noite desta quinta-feira, 14, e mostrou porque é o líder isolado da Chave D da Divisão de Acesso. Depois de estar perdendo por 2 a 0 dentro do Edmundo Feix, assumiu as rédeas da partida e bateu o time de Santa Maria por 3 a 2. Com a vitória na partida válida pela terceira rodada da segunda fase da competição soma sete pontos e se isola no topo da tabela.
O Guarani foi a campo com Anderson Feijão improvisado na lateral-direita, já que Tinga só retorna domingo ao time titular, com isso, o técnico Fabiano Daitx
reforçou o ataque com Tales ao lado de Paulinho. Se parecia que o rubro-negro começaria arrasador, foi o Riograndense que surpreendeu nos primeiros minutos. O time de Santa Maria abriu o placar logo aos dois minutos de jogo com pênalti, cobrado por Luan, o camisa 9 que tem passagem pelo rubro-negro em 2013.
Dois minutos depois, o time esmeraldino marca novamente, mas dessa vez a arbitragem assinalou impedimento. A pressão do time visitante era tanta, que aos oito minutos estava comemorando o segundo gol. Numa roubada de bola no meio de campo, a bola sobrou novamente para Luan, que estava sozinho dentro da pequena área e só teve o trabalho de escolher o canto, fazendo 2 a 0.
A virada
O Guarani totalmente apático na partida encenou uma reação aos 26 minutos. Paulinho arrancou e na linha de fundo cruzou para a área, onde chegou Tales que tentou marcar de cabeça, mas a bola foi por cima da meta. Mas, insistente, o rubro-negro chegou novamente aos 30 minutos. Carlinhos cobrou escanteio e dentro da área o zagueiro Léo Paulista mandou para a rede de bicicleta, descontando 2 a 1. Com o gol, o Riograndense ficou nervoso em campo. E depois de ser punido com alguns cartões amarelos, o grupo esmeraldino perdeu o zagueiro Darlem aos 43 minutos, que foi expulso ao cometer uma falta em cima de Rafael Bitencourt.
Na volta do intervalo, com um a mais em campo, o Guarani logo mostrou que manda no Edmundo Feix. Aos quatro minutos, num bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para o atacante Paulinho, que marcou o gol de empate: 2 a 2. O Guarani se jogava ao ataque, pois sabia que com organização e concentração chegaria ao gol da vitória. Enquanto isso, os visitantes já estavam exaustos e buscavam segurar as investidas rubro-negras.
Mas foi no apagar das luzes que brilhou a estrela do atacante Lima. O atleta havia ingressado na partida há poucos minutos, mas bastou a bola chegar a seus pés, que balançou a rede, após a bola ter sido chutada rasteira por Anderson Feijão, que tentou. Pelo caminho o pé de Lima mandou para o fundo do gol decretando a vitória de virada, dando números finais ao jogo: Guarani 3 x 2 Riograndense. A arbitragem ainda deu cinco minutos de acréscimo, mas a vitória rubro-negra e os três pontos da equipe venâncio-airense já estavam na conta.
Ao final da partida, a equipe muito aplaudida pela torcida presente comemorou o resultado. Nesta sexta-feira, 15, o grupo se reapresenta a tarde, a partir das 16h. O técnico Fabiano Daitx já adiantou que alguns atletas preocupam para o confronto de domingo devido a intensidade da partida diante do Riograndense. O zagueiro Léo Paulista saiu do gramado de maca e com suspeita de rompimento de tendão. No domingo, 17, o Guarani enfrenta o Pelotas, na Boca do Lobo, a partir das 15h30min.
FICHA TéCNICA:
Guarani (3): Rodrigo, Anderson Feijão, ícaro, Léo Paulista, Otávio (David), Henrique, Renan Couto, Carlinhos (Lima), Rafael Bitencourt (Romarinho), Tales e Paulinho. Técnico: Fabiano Daitx
Riograndense (2): Thales, Darlem, David, Rangel e Cristiano (Anderson Luis); Evandro Moreira, Geison, Marquinhos e Juliano (Evandro Rodrigues); Gustavo Sapeka e Luan (Anderson). Técnico: Feliciano Corrêa.
Arbitragem:Lucas Guimarães Horn, auxiliado por Júlio César Rodrigues dos Santos e Antônio João do Prado Lima Albornoz.
Cartões amarelos: Anderson Feijão, Léo Paulista, Carlinhos, Lima e Romarinho; do Guarani. Thales, David, Geison, Gustavo Sapeka e Marquinhos; do Riograndense.
Cartão vermelho: Darlem; do Riograndense.
Local e dataEstádio Edmundo Feix, Venâncio Aires/RS. Quinta-feira, 14.