Ontem pela manhã, na Federação Gaúcha de Futsal, em Porto Alegre, representantes dos 12 clubes estiveram reunidos para definir questões relacionadas quanto a fórmula de disputa da Série Ouro do Gauchão de Futsal 2013. “Ficou decidido aquilo que já havia sido discutido anteriormente. Assoeva, ACBF e Atlântico, clubes que disputam a Liga Futsal, passam a disputar o Estadual somente a partir da segunda fase”, afirmou o diretor da Assoeva, Vianei Hammes.
Atlântico de Erechim, ACBF de Carlos Barbosa, BGF de Bento Gonçalves, Assoeva de Venâncio Aires, AGSL de São Luiz Gonzaga, Alaf de Lajeado, Assaf de Santa Cruz do Sul, Associação Sobradinho, ADS de Sananduva e Afusca de Cachoeirinha terão a companhia, em 2013, da Acafutsal e da Asaf de Santo ângelo, respectivamente vice e campeã da Série Prata 2012.
A FóRMULA
A Série Ouro de 2013 conta com 12 equipes.
As três equipes participantes da Liga Nacional: ACBF, Assoeva e Atlântico; não participarão da primeira fase.
A fase inicial será disputada por nove equipes que jogarão em turno e returno. As cinco melhores se classificarão para a segunda fase. Serão oito jogos em casa e outros oito fora para cada equipe. O Estadual começa dia 30 de março e se encerra no final de julho.
Na etapa seguinte, a partir de 3 de agosto, além das cinco equipes classificadas, entrarão na disputa a ACBF, Assoeva e Atlântico. Estas oito equipes disputarão jogos em turno e returno (sete em casa e outros sete fora). Os quatro primeiros colocados garantem presença na fase semifinal. Após haverá o cruzamento do 1º x 4º e 2º x 3º em ida e volta. A decisão está prevista para dezembro.