O feriado de 1º de maio foi diferenciado para quem acompanhou de perto o Desafio de Canoagem, em Vila Mariante. Foram 27 as duplas que competiram no Rio Taquari, os três quilômetros na categoria Esporte e os seis quilômetros na Pró. “Para uma primeira edição e se tratando de um evento inédito tanto para Vila Mariante como para Venâncio Aires, estamos muito satisfeitos pela receptividade das 27 duplas inscritas. Tivemos dezenas de pessoas acompanhando o evento à margem do Taquari. Iremos agora  dar uma atenção para um evento em noite de lua cheia. São ideias que surgem e quem sabe possamos trabalhar em torno da sua realização. Com certeza numa próxima edição já teremos igualmente um número maior de participantes”, destacou o coordenador de esportes da Capital do Chimarrão, Henrique Silva.

Duplas masculinas, femininas e mistas largaram juntas. “Esses atletas que praticam o esporte de aventura levam uma certa vantagem na canoagem, ainda mais com o rio que nesta manhã está relativamente calmo”, projetou o coordenador enquanto que os participantes davam as primeiras remadas. Pela experiência, algumas das duplas optaram seguir uma linha reta, enquanto que outras resolveram costear a margem do rio.

A categoria Esporte teve o percurso de 3 mil metros. A estimativa era que a dupla vencedora completasse o percurso em 40 minutos. Gerson e Marco, da equipe Exa, de Porto Alegre, fizeram em bem menos tempo: 28 minutos.A coordenação abriu inscrições numa das categorias somente para  moradores de Vila Mariante. Régis e Eduardo cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar e foram uma das duplas mais aplaudidas na chegada.

Na categoria Pró foi o dobro o percurso em relação a Esporte. Representando a equipe Black Aipim, os lajeadenses Eduardo e João Bastita remaram durante 57 minutos até encostarem na rampa de acesso do Porto da Santa.

A chegada mais emocionante ficou justamente envolvendo as duplas de Venâncio Aires na principal categoria. Valmir e Larissa, a dupla pai e filha, da Papaventuras, chegou 25 segundos na frente da terceira colocada, Nilton e Fabinho Rech. Rosimere Müller, mãe de Larissa, fez dupla no caiaque com Geison ‘Dick’ Miorando. Os dois ficaram em quarto lugar.

Da largada até a chegada da última dupla, foi 1h35min de evento. Na chegada de cada dupla, os participantes foram premiados com medalhas. Por último foram  anunciados e mais uma vez premiados com medalhas, os vencedores de cada categoria.

{gallery}galerias/02052013{/gallery}