A melhor notícia da semana no meio esportivo foi dada no final da tarde de quinta-feira, 9, quando o Governo do Estado deu parecer favorável para o reinício do Gauchão. Em entendimento com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a bola deve rolar a partir de 23 de julho.
Entre as principais exigências do governo, está a campanha que a própria Federação terá que liderar pela não aglomeração de torcedores. Na capital, por exemplo, bares próximos da Arena e Beira Rio serão fechados em dias de jogos. “Assim como apresentamos um protocolo a altura, o governo agora nos repassou uma série de outras exigências para que tenhamos nossa competição de volta. Foi dado um voto de confiança e cabe a nós cumprir à risca a série de determinações”, disse Luciano Hocsmann em coletiva no começo da manhã desta sexta-feira, 10.
Para a conclusão do segundo turno restam mais três rodadas. Além disso tem a semifinal e final. Se o Caxias não conquistar o título, haverá a finalíssima entre o clube caxiense, campeão do primeiro turno, contra o campeão do segundo turno. Não está descartada que essa decisão extra poderá ser em jogo único.
Se for confirmada a sequência da tabela, a retomada do Gauchão terá clássicos como Gre-Nal, Ca-Ju e Bra-Pel.
Na tarde de sexta-feira, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, anunciou a liberação dos treinamentos coletivos para São José, Inter e Grêmio. O provável aval para a realização de jogos do Gauchão na Capital será assunto para a próxima semana.
A semana também foi de revisão do calendário por parte da CBF em relação ao Campeonato Brasileiro que começa no segundo fim de semana de agosto. Copa do Brasil recomeça dia 26.
Série A do Brasileiro
Após avaliação técnica, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou o começo do Campeonato Brasileiro Séries A, B e C para o fim de semana de 8 e 9 de agosto.
A Série A será disputada entre 9 de agosto e 24 de fevereiro de 2021. Entidade manteve o formato da disputa dos últimos anos, ou seja, com 38 rodadas e em pontos corridos.
Conforme tabela, o Grêmio estreia na Arena contra o Fluminense-RJ. O Inter enfrenta o Coritiba, em Curitiba, Paraná. A estreia do Grêmio fora de casa será diante do Ceará. O primeiro compromisso do Inter no Beira Rio será diante do Santos.
O Gre-Nal do primeiro turno (13ª rodada) será disputado na Arena.
Série B do Brasileiro
8 de agosto a 30 de janeiro de 2021. Esse é o período definido pela CBF para a realização da Série B. Competição seguirá igualmente com as 38 rodadas, pontos corridos e com acesso para quatro equipes para a Série A de 2021.
Entre os representantes gaúchos, o Juventude, de Caxias do Sul, estreia no Alfredo Jaconi contra a equipe do CRB. Brasil de Pelotas joga fora de casa diante do Cuiabá. Sampaio Corrêa será o primeiro adversário do Juventude fora de casa. A estreia do Brasil como mandante será contra a Ponte Preta, uma das equipes que mais contratou para a competição. Clássico gaúcho de ida, na 15ª rodada, será no Alfredo Jaconi.
Série C do Brasileiro
Por solicitação unânime dos clubes, a Série C terá seu início conjuntamente com as Séries A e B. De 9 de agosto a 31 de janeiro, a competição será disputada em 26 datas.
Série C tem um novo formato. Agora serão dois grupos com dez equipes. Jogos dentro das chaves serão em turno e returno (primeira fase consiste em 18 jogos). Os quatro melhores dos dois grupos avançam para a fase de mata-mata.
São José e Ypiranga são os clubes gaúchos que integram o Grupo B. O Zequinha estreia no Passo D’Areia contra o São Bento. Brusque será o primeiro adversário do Ypiranga em solo catarinense. Na segunda rodada o São José joga fora de casa contra a Tombense. O Ypiranga estreia no Colosso da Lagoa contra o Londrina. Na última rodada do primeiro turno, no Passo D’Areia, tem o clássico gaúcho.
Série D do Brasileiro
Previsão de início em 6 de setembro e encerramento dia 7 de fevereiro de 2021. Os 60 clubes participantes estão divididos em oito grupos. Os clubes gaúchos, Caxias, Pelotas e São Luiz, estão no Grupo 8.