Entre hoje e a quinta-feira, 8, serão disputados os quatro jogos de ida da terceira fase da Pré-Libertadores da América. Um clube argentino, um equatoriano, um boliviano, um paraguaio, dois colombianos e mais dois brasileiros – Santos e Grêmio – estão nesta etapa brigando pelas últimas quatro vagas em aberto para a fase de grupos.
O Santos terá como adversário no mata-mata o San Lorenzo, da Argentina. O confronto de ida será hoje, às 21h30min, abrindo de forma oficial a nova etaa da competição. Os dois clubes tiveram campanhas idênticas na etapa anterior: venceram em casa e garantiram a classificação com o empate fora. O San Lorenzo passou pelo Universidad de Chile enquanto que o clube brasileiro eliminou o Deportivo Lara.
Agora entre Santos e San Lorenzo quem leva vantagem do jogo de volta em seus domínios é o Santos que na próxima semana não jogará na Vila Belmiro e sim no Mané Garrincha.
O Grêmio, depois de passar fácil pelo Ayacucho, do Peru, agora terá pela frente o Independiente del Valle. Tricolor joga no Equador nesta quarta-feira, 7, a partir das 19h15min.
O clube gaúcho estará estruturado bem diferente em relação ao clássico Gre-Nal de sábado, 3, quando na Arena, em Porto Alegre, venceu por 1 a 0. No clássico válido pela nona rodada classificatória do Campeonato Gaúcho, Léo Chú foi o autor do único gol.
Desfalques
As ausências do Grêmio começam pelo setor defensivo. A dupla de zagueiros Kannemann e Geromel segue fora da equipe. O argentino já realiza os primeiros trabalhos físicos mas segue sem condições de jogo. Paulo Miranda ainda se recupera da Covid-19.
O volante Maicon atuou no Gre-Nal mas não viajou ao Equador mais por questões físicas, a exemplo de Jean Pyerre e Pepê. Rafinha, recém contratado, não está inscrito na competição.
Entre os tantos que estão fora, ao menos se juntam ao grupo jogadores como o goleiro Paulo Victor, o zagueiro David Braz, o lateral-direito Victor Ferraz e o atacante Everton. O quarteto integra a delegação tricolor que viajou ontem pela manhã.
Quem joga?
Como o técnico Renato Portaluppi também ficou na capital gaúcha, Gilmar Mendes irá comandar a equipe. Lucas Silva e Darlan ‘disputam’ a vaga para atuar ao lado de Matheus Henrique.
Entre os titulares devem constar Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Lucas Silva ou Darlan e Matheus Henrique; Alisson, Pinares e Ferreira; Diego Souza.
A Conmebol agendou a definição dos oito grupos para sexta-feira, 9 de abril, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.
Flamengo, Palmeiras, Inter, Fluminense, Atlético Mineiro e São Paulo já estão classificados para a fase de grupos da competição em 2021.