Neste domingo, 16, Inter e Grêmio abrem a finalíssima de mais um Campeonato Gaúcho. Os primeiros 90 minutos serão disputados no Estádio Beira-Rio, a partir das 16h.
Quem chega melhor para o primeiro clássico e no conjunto final é favorito? O Grêmio. No Gauchão tem a melhor campanha. Decide o título em seus domínios. Na Copa Sul-Americana está 99% com a classificação encaminhada e assim se da ao luxo de utilizar força máxima na decisão onde busca o tetracampeonato de forma consecutiva.
O Inter já convive com uma outra realidade. Existe uma certa ‘pressão’ em novamente conquistar o Gauchão ainda mais sendo em cima do maior rival. O Colorado já não tem a mesma tranquilidade na reta final do Estadual porque na Libertadores da América, mesmo na liderança do seu grupo, está naquela em que qualquer deslize pode significar uma queda na tabela e com isso até o risco de classificação.
São situações opostas mas se tratando de clássico e valendo o título, tudo muda. Para os primeiros 90 minutos, cada equipe busca aquele ‘ar de respiro’. Sair na frente será fundamental porque joga toda uma responsabilidade para o outro lado.
O Inter, que na terça-feira, 11, foi derrotado pela Libertadores, teve dias a mais de recuperação para o clássico. A equipe do técnico Miguel Ramírez que tenta a primeira vitória em clássico está encaminhada com Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenílson e Praxedes; Palacios, Thiago Galhardo e Mauricio.
Tiago Nunes, técnico do Grêmio que vai para seu primeiro clássico, é bem provável que terá Brenno, rafinha, Pedro Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Maicon), Matheus Henrique, Jean Pyerre e Luiz Fernando; Ferreira e Diego Souza.