Na quinta-feira, 2, a Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva) abriu as portas da sua sede para dezenas de desportistas que prestigiaram o encontro festivo alusivo a passagem dos 30 anos de fundação da entidade. Inaugurada em 1982, a Assoeva deu os primeiros passos na organização dos campeonatos municipais de futebol de campo, futsal e canastra. Na última década, o avanço foi considerável. Hoje, além de entidade, a Assoeva é reconhecida nacionalmente através da sua equipe de futsal.

Foi em 2002 que a Assoeva abriu seu departamento de futsal. Foram quatro temporadas disputando o Estadual de Futsal Série Bronze. Em 2006 ingressou na Prata. Em 2008 foi eliminada na semifinal, em Santo ângelo. A projeção estadual se deu em 2009 quando participou pela primeira vez da Série Ouro. A Assoeva chegou na final da competição contra a ACBF. No ano seguinte, o clube de Venâncio Aires foi ainda mais além. Disputou a Liga Futsal (ficou em 19º) e no final do ano foi campeã do 2º Turno do Estadual, título esse que garantiu a equipe em mais uma final do Gauchão. Em 2011 a Assoeva foi 14ª colocada na Liga e terceiro no Estadual. Nessa temporada, o clube chegou a se classificar à segunda fase da Liga, algo inédito até então. No Estadual o foco está em voltar a disputar o título. Em meio a essas conquistas, a Assoeva tem ainda em seu currículo o título da Copa dos Vales em 2010 e a Copa Sapucaia em 2011.

José Cassiano Braga, Marcolino Adir Musa, Leomar Rehbein, Neri Lopes, Dionisio Konrad e José Roberto Bremm foram todos presidentes da entidade com mandato de um ano. Bruno Heck liderou a Assoeva por dois anos. Vianei Hammes foi presidente entre 1991 a dezembro de 2005.João Alceu Ilha assumiu em 2006 e ficou até dezembro de 2007. Vianei reassumiu a Liga em 2008 onde ficou até 2011.Atualmente a entidade é liderada por Irineu Henn.