Tem sido uma novela a estreia do Guarani na Divisão de Acesso. Tudo por conta da indefinição que se arrasta há semanas pela direção do Grêmio Atlético Farroupilha. O clube de Pelotas solicitou à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pela terceira vez a mudança de data. Primeiro, o jogo passou de domingo, dia 17, para sábado, dia 16. Depois houve solicitação de alteração de sábado para sexta, dia 15. O motivo seria a realização de jogos do Pelotas e do Brasil, pelo Gauchão, naquele fim de semana e o policiamento não daria conta. Segunda-feira, dia 11, a FGF atendeu ao pedido de transferência do jogo entre Farroupilha x Guarani mais uma vez. Agora o motivo alegado pelo time de Pelotas é o pouco tempo de preparação, já que houve troca de treinador e Zeca Ferreira, o novo comandante, teve apenas oito dias de trabalho com os atletas. A nova data escolhida é 6 de março, após as festividades de Carnaval. A notícia pegou de surpresa a comissão técnica e os atletas do Guarani, que não aprovaram a mudança.
“O grupo está ansioso para estrear e havíamos planejado a viagem um dia antes a Pelotas, estava tudo pronto”, lamentou o treinador de goleiros, Gilson Dias.
Já o goleiro Villa diz que o adiamento só favorece o Farroupilha e atrapalha os planos do Guarani. “Eles terão mais tempo de preparação e terão jogado três a quatro jogos quando irão nos enfrentar”, avalia o camisa 1 rubro-negro. Com isso, a estreia do Guarani será no dia 20 de fevereiro, contra o São Paulo de Rio Grande, em Venâncio Aires. O horário das 20h30 foi confirmado ontem pela supervisora do clube, Ligia Zat, e está oficializado no site da FGF.