Para boa parte das equipes que disputam a Liga Futsal 2013, o fator local tem sido decisivo na soma dos três pontos. Em 28 jogos disputados até o momento na competição, foram 12 as equipes que venceram em casa. Entre os seis clubes que já venceram fora, o principal destaque é justamente o líder Intelli/Orlândia, do craque Falcão. Equipe paulista é a única que está ‘quebrando a regra’. Time venceu três dos seus quatro jogos na condição de visitante: V&M Minas, CSM de Jaraguá e o Floripa Futsal. O clube paulista só não tem 100% fora de casa porque andou sendo superado pelo Krona, na reprise da decisão da competição de 2012.

Os dois próximos adversários da Assoeva/Unisc/ALM/Venax, por exemplo, ocupam vagas no G5 porque fizeram até o momento o fator local como predominante. O Umuarama, que chegou a pontuar na liderança da Liga Futsal até a rodada de quarta-feira à noite, empatou o clássico contra o Copagril. Depois venceu o Suzano por 4 a 2  e por último o São José, pelo placar de 5 a 1. Contra a Assoeva, o clube paranaense fará sua estreia fora de casa.

O adversário de segunda-feira da Assoeva, 29, Copagril, garantiu um ponto no clássico diante do Umuarama. Depois empatou com o São José e venceu o Suzano por 5 a 3.”Chegou o momento da Assoeva fazer sua parte em casa. Fizemos uma boa estreia no clássico gaúcho contra a ACBF. Empatamos em casa, mas contra um clube de ponta como é o de Carlos Barbosa, qualquer ponto pode fazer a diferença mais lá na frente. Depois fomos até o Paraná e buscamos mais um ponto no 2 a 2 diante do Maringá. Agora, são dois paranaenses e na sequência, dois paulistas para serem enfrentados dentro do Poliesportivo. Temos que todas as formas pontuar. Qualquer resultado de vitória já nos coloca numa posição mais confortável na tabela. Tivéssemos hoje um jogo isolado e com um resultado de vitória, deixaríamos o 15º lugar e passaríamos a figurar entre os seis primeiros colocados. é apenas o começo da competição mas nossa meta está traçada que é de estar entre os oito melhores ao término da fase. O momento na competição para a nossa arrancada é agora. A direção está trabalhando na promoção da venda de ingresso antecipado num valor mais acessível justamente para termos o ginásio lotado. Naquela estreia contra a ACBF, o torcedor fez bonito no ginásio. Esperamos que todos retornem ao Poli e que a Assoeva, dentro de quadra, consiga fazer sua parte”, destacou o técnico da equipe, Morruga.

Gritante por hora é a diferença do aproveitamento do Intelli e do V&M Minas, clubes que estão com quatro jogos disputados. Enquanto que o time paulista é o líder absoluto, o clube mineiro soma apenas dois pontos e fecha o G16 da Liga. O Minas tem o ataque mais positivo (15 gols) mas tem também a defesa mais vazada (18 gols sofridos).

Os três representantes gaúchos na Liga “Assoeva, Atlântico e ACBF),  estão no grupo dos oito ainda invictos na competição nacional.

Primeiras estatísticas

Número de jogos    28    Número de gols marcados    132    Média de gols    4,71    Cartões amarelos    113    Média de cartões amarelos    4,04    Cartões vermelhos    16    Número de faltas    399    Média de faltas    14,25- – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – -Os artilheiros da competição:Com 4 gols:    Alvim    Copagril    Thyaleson    V&M Minas

Com 3 gols:    Pabrio    Guarapuava    Keke    Atlântico    Felipe    Concórdia    André Maluko    Umuarama    Jé    Intelli    Diego Belém    V&M Minas    Márcio    Floripa Futsal    Bipe    Floripa Futsal    Xande    V&M Minas