O fim de semana será de decisão pela Copa do Mundo 2022. No Catar, Argentina e França, que são bicampeãs mundiais, buscam o tricampeonato. Esta será a quinta vez em Copas que duas seleções chegam na decisão com o mesmo número de taças.
Entre as duas finalistas, quem triunfar passará a ser a quarto colocado entre na loista dos maiores vencedores em Copa do Mundo. O Brasil lidera com cinco títulos. Alemanha e Itália são tetracampeãs.
Argentina e França, na fase de grupos, passaram como campeãs de chave mesmo com uma derrota em três jogos. Nas eliminatórias a França tem a vantagem de ter vencido seus três jogos. A Argentina venceu duas vezes e empatou uma. A França tem um gol a mais. Em termos de gols sofridos ambas estão igualadas, assim como na artilharia onde o argentino Messi e o francês Mbappé já balançaram a rede em cinco oportunidades. A final neste domingo, 18, começa ao meio-dia (horário de Brasília).
Na disputa do terceiro lugar jogam Croácia e Marrocos. O confronto será neste sábado, 17, também a partir do meio-dia. Croácia e Marrocos já se defrontaram na fase de grupos. Ambas empataram em 0 a 0.
Argentina:
Na fase de grupos a seleção estreou com derrota por 2 a 1 para a Arábia Saudita. Depois fez 2 a 0 no México e garantiu a primeira colocação com o 2 a 0 contra a Polônia.
Nas oitavas de final passou pela Austrália com a vitória de 2 a 1.
Contra a Holanda, nas quartas de final, o empate em 2 a 2 no tempo normal e o 0 a 0 na prorrogação levou a disputa da vaga para os pênaltis. A Argentina venceu por 4 a 3.
Na semifinal a Argentina passou pela Croácia por 3 a 0.
Messi, com cinco gols, é o artilheiro.
França:
Na fase de grupos a seleção arrancou com duas vitórias: 4 a 1 contra a Austrália e 2 a 1 diante da Dinamarca. No terceiro jogo perdeu para a Tunísia por 1 a 0.
Nas oitavas de final venceu a Polônia pelo placar de 3 a 1.
Nas quartas de final a França teve pela frente um dos adversários mais difíceis no torneio. No tempo normal e no detalhe acabou vencendo a Inglaterra por 2 a 1.
Na semifinal a França passou pela seleção do Marrocos por 2 a 0.
Mbappé, com cinco gols, é o artilheiro.
A primeira fase teve 48 jogos com 38 vitórias e apenas dez empates.
Nas eliminatórias – oitavas, quartas e semifinal – foram quatro as prorrogações.
Na Copa do Catar foram marcados até o momento 163 gols.
Em 62 jogos foram 48 as seleções vencedoras. Foram 14 os empates.
Quem apita a disputa do terceiro lugar é Abdularhman Al Jassim, do Catar.
Quem apita a decisão da Copa 2022 é o polonês Szymon Marciniak.