A 14ª edição da Copa Serrana/Dinâmica Car definiu no fim de semana os clubes finalistas entre os Titulares e Aspirantes. Na segunda retomada do futebol amador por conta da pandemia de Covid-19, os jogos de volta da fase semifinal, apesar do forte calor, foram bem movimentados. Dentro das quatro linhas, Avante e São Luiz, que já ‘pontearam’ com as duas melhores campanhas na primeira fase, irão agora se defrontar na disputa pelo título. Esta será a sexta final do Avante que vai em busca do tetracampeonato. O São Luiz chega pela primeira vez.
A semifinal de volta teve no sábado, 9, em Boa Esperança Alta, Mato Leitão, a definição do primeiro finalista. O União, invicto até então, acabou perdendo pelo placar de 4 a 2 para o São Luiz. Pelo clube de Santa Emília, os gols foram marcados pelo trio de atacantes composto por Graia (dois gols), Daniel Martins e Maicon Amorim. Pela equipe da casa descontaram Luís Carlos Sieben e Jacó Satler.
No confronto preliminar, River Plate e Deodoro disputaram a vaga às finais entre os Aspirantes. No tempo normal, o River Plate venceu o oponente pelo escore de 3 a 0. Os gols foram de Douglas Rosa, Rodrigo Kellerer e Samuel Soares. Como o Deodoro havia vencido o jogo de ida, a decisão da vaga foi para os pênaltis. O River Plate venceu por 4 a 1.
Domingo, 10, a rodada dupla da vez foi na localidade de Linha Andréas. O Avante, como mandante, recebeu o Santo Antônio. A equipe da casa criou as melhores oportunidades na primeira etapa. O Santo Antônio teve no mínimo duas boas chances na etapa complementar. Bola na rede mesmo só aos 47 minutos quando o Avante teve uma penalidade máxima a seu favor num lance em que Daniel Heinen foi derrubado na área pelo zagueiro Rodrigo. Nicinho, camisa 10, cobrou com perfeição, 1 a 0.
Nos instantes finais, o Santo Antônio, que já tinha o lateral direito Daniel expulso, teve ainda o goleiro Moia e mais o meia Jones também advertidos com cartão vermelho. Com o apito final e a confirmação do placar de 1 a 0, o Avante chega na decisão com a melhor campanha.
Na preliminar, Avante e Aert disputaram a segunda vaga às finais dos Aspirantes. O empate em 1 a 1 classificou o clube de Vila Teresinha que na ida, em Linha Santana, venceu seu adversário por 1 a 0.
As finais
A disputa pelo título da 14ª edição começa no domingo, 17. São Luiz e Avante irão disputar os primeiros 90 minutos em Vila Santa Emília. A rodada de volta está projetada para o dia 24, em Linha Andréas. O Avante, por ter melhor disciplina, leva o jogo de volta para os seus domínios.
Com a melhor campanha, o Avante, com 23 pontos, chega na decisão onde joga com a vantagem de dois empates. Uma vitória de cada lado força os pênaltis. O São Luiz soma 21 pontos.
Entre os Aspirantes não existe vantagem em termos de campanha. Uma vitória de cada agremiação ou dois empates força a decisão na série dos pênaltis.