Uma nova oportunidade de praticar um esporte, mas as regras são claras: precisa gostar da modalidade, ter vontade de aprender e se dedicar. É o que explica a professora e coordenadora do projeto Escolinha Municipal de Vôlei, a educadora física Juliana Viecieli. “Coordenar o projeto é gratificante, observar a evolução dos alunos e o empenho deles. Isso me encanta”, destaca.
Mais de 72 alunos, entre meninos e meninas, estão tendo a oportunidade de participar da primeira edição do projeto, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Esportes, Secretaria de Educação e Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer.
São quatro modalidades: mirim masculino, mirim feminino, infantil masculino e infantil feminino. São 18 vagas por modalidade e algumas categorias ainda estão recebendo as inscrições. Os alunos da rede municipal interessados em participar podem se inscrever diretamente na Emef Odila Rosa Scherer, com a professora coordenadora.
TREINOS
As atividades iniciaram com treinos básicos. “É uma oportunidade de aperfeiçoar, pois nas aulas de educação física não conseguimos nos dedicar exclusivamente. Aqui nos treinos, temos mais tempo para se dedicar”, explica Juliana.
A professora coordenadora do projeto reforça a importância de valorizar outras modalidades, além do futsal e oferecer a oportunidade de treinos. “Sempre reforço o quanto que eles vão aprender, conhecer novas culturas, representar a sua escola, o nosso município. Eles precisam reconhecer as oportunidades que são oferecidas a partir do esporte.”
Daniela Schuck, 12 anos, estudante do 7º ano da Emef Odila Rosa Scherer, é uma das participantes do projeto. Ela conta que sua maior incentivadora é a mãe, que viu a oportunidade e a inscreveu no projeto. “O vôlei é algo que eu gosto de fazer. Gosto muito de participar das competições, já trouxemos vários prêmios para a escola.”
Ághata Cristina Renz Ramos, 14 anos, estudante do 9º ano da mesma escola, destaca que com o esporte aprendeu a se concentrar mais e isso vem refletindo nos estudos. “O esporte ensina, incentiva e acalma.” A jovem comenta que durante a semana, ela, juntamente dos colegas, praticam o vôlei e juntos procuram evoluir no esporte.
O projeto é uma oportunidade que está sendo oferecida pela primeira vez em Venâncio Aires. Conforme o Coordenador de Esporte da Secretaria de Cultura e Esportes, Diego Konrad, a ideia surgiu para incentivar os jovens. “É um projeto social esportivo, de inclusão, onde o objetivo é explorar as qualidades dos alunos e promover transformações. Sem contar no aprendizado”, reforça. Até o momento alunos de três escolas municipais estão participando. São elas: Alfredo Scherer, Dois Irmãos e Odila Rosa Scherer.