Depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, o Gre-Nal 406, neste domingo, 3, irá decidir o Campeonato Gaúcho de 2015. O duelo, marcado para às 16h, no Beira-Rio, pode dar o pentacampeonato ao Inter ou devolver o Grêmio o título de campeão do Estado, o qual não conquista desde 2010.
Mas o Gre-Nal 406 também será um tira-teima de uma disputa iniciada nos anos 1960. Grêmio e Inter já decidiram o estadual em 24 oportunidades, com 12 triunfos para cada. Chegou a hora do desempate. O Gauchão é disputado desde 1919. No entanto, até a década de 1960, a fórmula era regionalizada, ou seja, times da capital não poderiam chegar à final juntos, antes tinham que passar pelo citadino.
é difícil saber quem vai começar por ambas as equipes esta decisão. O mistério ao longo da semana foi grande pelos dois lados.
O Inter, do Diego Aguirre, tem o zagueiro Juan e o atacante Lisandro López como dúvidas, após terem ficarem de fora do primeiro clássico, assim como o lateral-direito Cláudio Winck. Contundidos, o volante Nilton e o atacante Jorge Henrique vão desfalcar o time.
O provável Inter tem: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia (Nico Freitas), D’Alessandro e Eduardo Sasha; Nilmar.
No Grêmio, Felipão também fechou os portões nos treinamentos ao longo da semana. O certo é que Erazo será o substituto do zagueiro Geromel, expulso no clássico na Arena. No banco devem estar Yuri Mamute e Cebolla. Mesmo que o departamento médico gremista esteja correndo contra o tempo para deixar Mamute em condições de atuar, ele deve seguir no banco de reservas. Cebolla mostrou estar recuperado da lesão na coxa direita ao participar do segundo tempo do clássico na Arena. Porém, deve permanecer entre os suplentes.
O Grêmio de Felipão deve ser escalado com força máxima: Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez.
O árbitro do confronto será Leandro Vuaden. Este será seu décimo Gre-Nal. Nos nove clássicos apitados foram cinco vitórias coloradas, uma gremista e três empates. Vuaden será auxiliado por Rafael Alves e Marcelo Barison.
Para ficar com o troféuCom o empate por 0 a 0 no jogo de ida, o Inter precisa vencer o Grêmio no Beira-Rio para conquistar o quinto título seguido do Gauchão. Novo 0 a 0 leva a definição do estadual para os pênaltis, enquanto qualquer empate com gols favorece o Grêmio.