As equipes brasileiras se deram bem na primeira rodada das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Todos os quatro times brasileiros que estão disputando essa fase da competição venceram suas partidas. Contudo, talvez os maiores destaques dessa rodada tenham sido o Grêmio e o Athletico Paranaense que venceram fora de casa e jogando contra clubes tradicionais da América do Sul. Por isso, nesse texto nós da betsonly.net analisamos as chances de ambos os clubes de se classificarem para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
Começamos nossa análise pelo clube gaúcho. O Grêmio é um dos mais vitoriosos times brasileiros e tem muita tradição em torneios internacionais. Sendo que já venceu três vezes a Copa Libertadores e uma vez a Copa Intercontinental (equivalente ao atual Mundial de Clubes da FIFA). O clube, no entanto, passa por um momento bastante difícil e conturbado. Após demitir Renato Gaúcho que dirigiu a equipe por quase cinco anos, o Grêmio contratou Tiago Nunes que não consegui bons resultados e acabou sendo substituído por Luiz Felipe Scolari. O time, portanto, teve três técnicos desde o início do ano, vive uma crise profunda e vem fazendo uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro desse ano, já chegando a ocupar a última posição na tabela. Só há poucos dias atrás a equipe conseguiu sua primeira vitória no Brasileirão, mas ainda ocupa a penúltima posição na tabela, o que o coloca na zona de rebaixamento. Por isso, também, a vitória fora de casa por 1×0 contra a LDU do Equador deixou os torcedores do tricolor gaúcho animados. A LDU é uma das equipes mais tradicionais da América do Sul e já venceu, inclusive, a Libertadores em 2008, derrotando o Fluminense na final. Além disso, a LDU manda seus jogos no Estadio Rodrigo Paz Delgado que fica há mais de 2,700 metros de altitude e que, por esse motivo, representa sempre um desafio para os times brasileiros acostumados a jogar sempre em altitudes baixas. O estádio, aliás, é um dos maiores trunfos da LDU quando o assunto é jogos internacionais, já que muitos times tradicionais passaram grandes dificuldades ao jogar lá. Derrotar a LDU em casa, portanto, não é para qualquer um. É claro que 1X0 não é um resultado definitivo, mas o fato de o Grêmio jogar a segunda partida em casa e contar com jogadores de qualidade, como Diego Souza, Douglas Costa e outros jogadores com passagem pela seleção brasileira, faz com que o tricolor gaúcho seja favorito para conseguir a classificação.
Ao contrário do Grêmio, o Athletico Paranaense faz ótima campanha no Campeonato Brasileiro desse ano. Atualmente, ocupando a quinta posição na tabela, o time está a apenas oito pontos do líder Palmeiras. O clube paranaense, no entanto, não tem tanta tradição em torneios internacionais como o Grêmio e nunca, em sua história, venceu uma Libertadores. O “Furação”, no entanto, venceu essa mesma Copa Sul-Americana em 2018 e portanto tem um história de sucesso recente no torneio. A vitória fora de casa contra o América de Cáli, um dos mais tradicionais clubes colombianos, foi bastante comemorada pelos jogadores e pelo técnico António Oliveira e significa que um empate coloca a equipe paranaense na próxima fase da Sul-Americana. O Athletico tem a melhor equipe, com jogadores de qualidade como Nikão, e é favorito a passar as quartas de final do torneio.
Se ambas as equipes conseguirem se classificar, elas se enfrentarão na próxima fase da competição garantindo a presença de, pelo menos, um clube brasileiro nas semi-finais desse que é o segundo torneio internacional mais importante da América do Sul.