Depois de tentar adiar o confronto devido às tragédia ocorrida em Santa Maria, mas sem sucesso, o Grêmio entra em campo nesta noite pela pré-Libertadores da América 2013. De uniforme preto, o tricolor busca na Arena, frente à LDU, uma vaga na fase de grupos da competição. O confronto inicia às 22h. No jogo de ida em Quito, o Grêmio perdeu por 1 a 0. Hoje, o Tricolor precisa vencer os equatorianos por até dois gols de diferença para se garantir no Grupo 8 da Libertadores, que já conta com Fluminense, Caracas e Huachipato.
Luxemburgo ainda faz acertos no time que vai encarar a LDU. Além de ter perdido o goleiro Dida, lesionado no ombro, no Equador, o técnico espera pela recuperação do zagueiro Cris. Zé Roberto, porém, está de volta aos treinos e não sente mais o desgaste da pré-temporada. O atacante Vargas está confirmado.
Enquanto os jogadores estão preparados para a partida, o palco da decisão está longe das melhores condições. No geral, há algumas regiões em que há mais areia do que grama, principalmente nas áreas próximas ao círculo central. Nas duas áreas, o gramado apresenta uma melhor condição. Um dos problemas que pode ser observado na estreia, não ocorre mais: as leivas de grama não se descolam do solo. Em entrevista, o técnico Vanderlei Luxemburgo defendeu que mesmo com as condições longe das ideais, o gramado não será um obstáculo na busca pela classificação para a fase de grupos da Libertadores.
Na partida decisiva o árbitro será Saúl Laverni, auxiliado por Ernesto Uziga e Gustavo Rossi, os três naturais da Argentina.