O Grêmio tem mais um confronto decisivo na noite de hoje pela Libertadores da América 2013. No estádio El Campín, na quinta-feira às 22h30min, em Bogotá na Colômbia, o tricolor encara o Independente Santa Fe, pela volta nas oitavas de final da competição. O elenco tricolor busca colocar uma bola na rede, o que obriga o adversário a marcar dois, para levar o confronto aos pênaltis, já que o time do técnico Vanderlei Luxemburgo venceu o confronto de ida na Arena, por 2 a 1. Desta forma, avança na competição até com derrota por um gol de diferença, desde que marque dois ou mais como visitante. Se passar de fase, o próximo adversário será o peruano Real Garcilaso, nos dias 22 e 29 de maio.
Para cumprir com este objetivo, o Grêmio conta com uma trajetória favorável no quesito gols. Nos 27 jogos, até agora disputados na temporada, entre Campeonato Gaúcho e Copa Libertadores, o clube gaúcho só não foi às redes em cinco oportunidades: nos duelos contra LDU, São Luiz, Fluminense, Novo Hamburgo e São Luiz. Até o momento, o Grêmio tem 41 gols marcados no ano. Foram 13 gols marcados nos nove jogos válidos pela Libertadores. Como venceu em Porto Alegre por 2 a 1, se chegar ao gol em Bogotá, o Grêmio obrigará o Santa Fe a ceder espaços, já que precisará fazer no mínimo dois gols para levar a partida para os pênaltis.
Na Colômbia desde quinta-feira, 9, o técnico Vanderlei Luxemburgo trabalhou com a equipe saída de bola e parte ofensiva. Durante os treinamentos, os meias Guilherme Biteco e Jean Deretti retornaram para Porto Alegre para efetuar tratamento em suas lesões.
Para o duelo, a equipe terá o meio-campo titular de volta e o zagueiro Bressan deve substituir Cris, expulso na partida anterior. Assim, o Grêmio já tem a equipe definida: Dida; Pará, Bressan, Werley e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Na equipe adversária, quatro jogadores reclamam de dores musculares, em função da maratona de jogos, e um deles não deve enfrentar o Grêmio. Trata-se do lateral-direito Roa, a quem Luxemburgo define como ‘grande apoiadorÂ’.