O Grêmio entra em campo nesta noite em Quito no Equador onde enfrenta a LDU pela Copa Libertadores da América 2013. Passada uma semana de treinamentos, o grupo tricolor já assimilou as dificuldades provocadas pelos 2,8 mil metros acima do nível do mar e garante que os efeitos do ar rarefeito da capital equatoriana não serão adversário no estádio Casa Blanca.
Do grupo de 18 jogadores que estão em Quito desde o dia 14, juntou-se na segunda-feira, 21, Leandro. Outros nomes garantidos é o do lateral-esquerdo Fábio Aurélio, que também pode atuar como meia e do volante Souza, que foi publicado no BID após ser contratado em definitivo junto ao Porto. O goleiro Busatto, o lateral direito Tinga e o zagueiro Gerson também têm chances. Dida, Tony, Cris, Saimon, Pará, Fernando, Elano, Zé Roberto, Willian José, Marcelo Moreno, Marcelo Grohe, Douglas Grolli, Alex Telles, Bressan, Marco Antonio, Mamute e André Lima compõem a lista dos inscritos. O Grêmio enviou somente ontem à Conmebol a lista dos 25 jogadores inscritos para a primeira fase da Libertadores. O clube paga uma multa de U$ 5 mil por não cumprir o prazo, que expirava na segunda. O mecanismo foi utilizado como estratégia para contar com Eduardo Vargas no jogo de volta contra a LDU.
O jogo de volta, na Arena, será na quarta-feira, 30. Na noite de ontem o plantel realizou o último treinamento antes do jogo, na Casa de la Selección Ecuatoriana. Hoje está previsto o reconhecimento do gramado do estádio Casa Blanca.