O primeiro tempo foi difícil, cheio de sustos, com boas chances para o adversário – e que se tivessem sido transformadas em gol tornariam a noite desta terça-feira, 2, bem mais tensa para os tricolores -, mas ao final do confronto contra o Atlético Tucumán, da Argentina, o placar apontou 4 a 0 para o Grêmio, que está na semifinal da Copa Libertadores da América de 2018. O duelo por uma vaga na decisão será diante do River Plate, que eliminou o Independiente, também nesta terça-feira.
Luan e Cícero, o segundo de pênalti, marcaram os gols do time de Renato Portaluppi na etapa inicial. No segundo tempo, um gol contra e outro de Jael, em outra penalidade máxima, selaram a passagem do clube gaúcho para a próxima fase – no primeiro jogo das quartas de final, o Grêmio já havia vencido por 2 a 0. A primeira partida das semifinais, na Argentina, deve ser definida entre 24 ou 25 de outubro pela Conmebol. A volta, em Porto Alegre, ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.
Com a vaga entre os quatro melhores da América garantida, é hora de voltar as atenções para o Campeonato Brasileiro. O jogo é sábado, contra o Bahia, na Arena, em Porto Alegre, e uma vitória mantém o Tricolor em busca do título da competição nacional. Atualmente com 50 pontos, o Grêmio é quarto colocado, atrás de São Paulo, que tem 52, e Internacional e Palmeiras, com 53 – o Verdão é líder nos critérios de desempate. Para o duelo, o Tricolor deve ter o time titular em campo.