O Grêmio jogou bem, pressionou, acertou a trave duas vezes, mas terá que decidir na Arena sua passagem à fase de grupos da Libertadores na quarta-feira, 30, diante da LDU. Jogando na altitude de Quito, o tricolor foi derrotado por 1 a 0 e precisará vencer os equatorianos por dois gols de diferença para passar ao Grupo 8 da competição.
No Estádio Casa Blanca, as duas equipes fizeram um primeiro tempo de muito estudo e troca de passes no meio-campo. Com boa atuação defensiva e uma marcação ajustada, o Grêmio aos poucos foi tomando conta do campo de jogo. Os lances de maior perigo estiveram no pé dos gremistas. No melhor deles, aos 45 minutos, o atacante William José recebeu cruzamento de Elano e, livre no segundo pau, cabeceou fraco para a defesa do goleiro da LDU.
Com Vargas em lugar de William José, o Grêmio voltou para o segundo tempo pressionando o adversário e criando oportunidades. Aos oito minutos, Pará arriscou de longe e o goleiro equatoriano fez boa intervenção. Aos dez minutos, conclusão de Souza e outra grande defesa de Domínguez. O mesmo Souza ainda acertou a trave aos 15 minutos, quase abrindo o placar.
Aos 29, uma lesão no ombro tirou o goleiro Dida de campo, dando lugar a Marcelo Grohe. No minuto seguinte, numa confusão na área, Feraud pegou a sobra e fez o gol da LDU. O Grêmio seguiu atacando e criando oportunidades, mas a bola teimou em não entrar. Aos 46 minutos a chance derradeira. Fernando emendou um forte chute, mas a bola acertou o travessão.
Estreia de Vargas
As arrancadas, dribles e três situações de gol criadas em 45 minutos foram suficientes para Vargas ser aprovado na estreia e garantir sua titularidade no próximo jogo. Sem um único treino com os colegas e chegando a Quito seis horas antes do jogo contra a LDU, o atacante deu conta do recado. Na derrota por 1 a 0, Willian José foi sacado. Vargas formou dupla com Marcelo Moreno.