Na tarde de hoje, o Grêmio entra em campo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2013. O confronto será em São Paulo, na Vila Belmiro, contra o Santos, a partir das 16h20min. Para o duelo, o tricolor não vai contar com o volante Fernando, convocado para a Seleção Brasileira. Tudo indicava que Marco Antonio seria o substituto do atleta, mas o jogador acabou sentindo uma lesão. Em seu lugar, Luxemburgo optou pelo volante Adriano. Com esta modificação, o time considerado titular deve ter: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos. Além das ausências de Fernando e Marco Antônio, o técnico Luxemburgo também não poderá contar com o lateral-esquerdo Fábio Aurélio, que sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda e para por cerca de 15 dias.

Já o adversário atuará sem sua maior estrela: Neymar, que nesta semana assinou com o Barcelona e não defenderá mais o time da Vila. Na véspera do jogo, outra grande ausência na equipe santista foi anunciada. Muricy Ramalho não é mais o técnico da equipe. Ele foi comunicado da decisão na quinta-feira pela cúpula do Peixe. Muricy vinha sendo alvo de críticas por parte dos conselheiros e dirigentes, mas era mantido pelo presidente licenciado, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, o Laor. No entanto, após a derrota para o Botafogo, por 2 a 1, na quarta-feira, a situação ficou insustentável para o comandante, e o Comitê de Gestão optou pela demissão.

Para a vaga, o mais cotado é o argentino Marcelo Bielsa, técnico do Athletic Bilbao, da Espanha. A diretoria acredita até que pode fechar com o treinador por um salário menor ao que era pago a Muricy (R$ 700 mil mensais). Mano Menezes também é um nome comentado na Vila Belmiro, mas com menos força. Dorival Júnior, primeiro treinador da gestão Luis Alvaro Ribeiro tem defensores no Comitê. Contra o Grêmio, Claudinei Oliveira, técnico do Sub-20, assume a equipe principal interinamente.

Muricy assumiu o Peixe no início de abril de 2011, ganhou o Paulista do mesmo ano e de 2012, além da Libertadores de 2011 e a Recopa Sul-Americana de 2012. Perdeu a final do Mundial de Clubes de 2011 para o Barcelona.

E o Inter que venceu com tranquilidade o Criciúma, por 2 a 0, na noite de quinta-feira, 30, no Centenário, em Caxias, volta a campo amanhã, quando enfrenta o Bahia. Para o jogo, o técnico Dunga não contará com Leandro Damião, que está com a Seleção Brasileira.