O técnico Renato Portaluppi retorna ao comando da casamata gremista para a temporada 2023. O acerto foi finalizado na tarde deste domingo, 20, entre o presidente Alberto Guerra, o vice de futebol, Paulo Caleffi, e o diretor da pasta, Antônio Brum. O vínculo com o Tricolor será até dezembro do próximo ano. Portaluppi volta ao Grêmio com o seu auxiliar técnico, Alexandre Mendes.
Em sua passagem mais recente, finalizada no início de novembro, o técnico foi comandante no acesso do Grêmio à elite do futebol brasileiro. Seu maior desafio para os trabalhos que iniciam após a reapresentação da equipe, em 7 de dezembro, será ajudar a promover a reconstrução do novo plantel gremista, além de reposicionar o clube entre as maiores agremiações do país na busca por novas conquistas.
Considerado um dos maiores ídolos da nação gremista, Portaluppi, além de ter conquistado importantes títulos como jogador vestindo a camisa do Grêmio, é o treinador que mais esteve à frente do comando técnico do clube, com a marca de 411 jogos, em quatro passagens. Em seu currículo vitorioso, possui as conquistas da Copa do Brasil (2016), Copa Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018), Campeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020) e Recopa Gaúcha (2019).