Na noite deste sábado, 17, no Morumbis, o Grêmio perdeu para o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro e se complicou na classificação. Com pênalti polêmico, a partida terminou 2 a 1 para os donos da casa, o que fez o Tricolor gaúcho cair na tabela e entrar na zona de rebaixamento.
No primeiro tempo o São Paulo empilhou finalizações, mas o Grêmio foi mais eficiente e, na primeira chegada cara a cara com o goleiro Rafael, marcou, gol de Aravena, após contra-ataque. Logo início do segundo tempo, o São Paulo chegou ao empate numa bola parada – gol de cabeça de Arboleda.
Quando tudo parecia se encaminhar para o empate, o time paulista teve um pênalti marcado a favor, decisão mantida pelo árbitro após chamada do VAR. A penalidade é contestada pelo Grêmio, devido a possível falta do São Paulo no início da jogada. André Silva acertou a cobrança e virou a partida. Com o resultado, os paulistas chegam a 12 pontos e sobem para a nona colocação. Já o Grêmio é o 17º, com nove.
Na próxima rodada, a equipe gaúcha recebe o Bahia, domingo, 25, às 11h. Antes disso, na terça-feira, 20, o Grêmio tem o duelo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, com o CSA, na Arena. A partida começa às 21h30 e o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo regulamentar.