Assim como ocorreu a transferência da terceira rodada do Gauchão, realizada pela Federação Gaúcha de Futebol, no domingo, 27, em decorrência da tragédia ocorrida em Santa Maria, na madrugada de domingo, o Grêmio tenta transferir a data da partida decisiva com a LDU, marcado para amanhã. A ideia é jogar terça, quarta-feira ou quinta-feira da semana que vem.
O presidente Fábio Koff fez contatos com a Conmebol, com a empresa que detém os direitos dos jogos da Libertadores e com os patrocinadores. Vai conversar também com a LDU. A direção gremista até aceita pagar as despesas de hospedagem dos equatorianos, caso eles aceitem transferir o jogo e permanecer mais alguns dias em Porto Alegre. Resta uma resposta da LDU, dos patrocinadores e da rede de televisão dona dos direitos de transmissão da partida.
Por meio do site oficial, o clube emitiu todo o pesar por causa da tragédia e ainda decretou luto por três dias. A mesma atitude foi tomada pelo Inter. Jogadores e técnicos da dupla Gre-Nal fizeram manifestações de apoio e consternação através de entrevistas e redes sociais.