Já com vaga matematicamente assegurada na pré-Libertadores e com chance real de obter colocação para a fase de grupos, o Grêmio, cada vez mais, passa a ter como foco encerrar 2012 com um título. Mais do que encher de confiança o grupo, a vitória contra o São Paulo mostrou que é possível derrotar a equipe de Ney Franco também numa eventual semifinal da Sul-Americana. Nesse caso, seria preciso arrancar uma boa vantagem já na primeira partida. Com numeração inferior no sorteio realizado pela Conmebol, a equipe paulista disputaria a segunda partida em casa.
Mas antes disso será necessário passar pelo Millonários na noite de hoje, na Colômbia. O confronto, que será realizado no estádio El Campín, é válido pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana e terá início às 22h15min.
Para a partida, o Tricolor deve ter três reforços de peso. Gilberto Silva, Kleber e Elano treinaram normalmente na tarde de terça-feira, 13, e devem ficar à disposição de Vanderlei Luxemburgo para a decisão desta noite. O zagueiro e o meia se recuperam de lesão muscular na coxa direita, enquanto o Gladiador curou torção no tornozelo esquerdo.
Com a vantagem de 1 a 0 no primeiro jogo com os colombianos, o time de Luxa pode até perder por um gol de diferença, desde que marcando gols, que não perde a classificação para a semifinal da Sul-Americana.
Se passar, o adversário será o São Paulo, para enquadrar o chaveamento e evitar que dois brasileiros cheguem à final.