Na presença de 42 mil torcedores, não faltaram emoção e sofrimento na classificação gremista para fase de grupos da Copa Libertadores de 2013, obtida na noite de quarta-feira, 30, na primeira partida oficial na Arena. Depois de vencer a LDU no tempo normal por 1 a 0 com gol de Elano, o tricolor precisou passar por mais uma decisão. Por ter apenas repetido o resultado do jogo de ida, na semana passada, em Quito, onde o time da casa venceu por 1 a 0 o placar levou a disputa da vaga para as cobranças de penalidades máximas. No final, a festa foi tricolor na vitória por 5 a 4, com Marcelo Grohe defendendo o chute final.

Enquanto que na etapa inicial houveram dificuldades por parte do elenco gremista, no segundo tempo, com a entrada de André Lima e William José nas vagas de Fernando e Marcelo Moreno o time de Luxemburgo ficou mais ofensivo.

Aos 16 minutos, Willian José começou a jogada no meio campo, ganhou do marcador e fez o passe lateral para Elano. O camisa 7 avançou sem marcação e resolveu arriscar da intermediária. O chute encobriu o goleiro Dominguez e caiu no ângulo direito, para explosão da torcida gremista, 1 a 0.

Na cobrança das penalidades a estrela gremista brilhou. O Grêmio marcou com André Lima, Willian José, Pará, Vargas e Alex Telles. Saimon cobrou para defesa do goleiro Dominguez.

Pela LDU, marcaram Saritama, Vitti, Vélez e Canuto. Reasco mandou na trave e Marcelo Grohe defendeu a cobrança de Morante, garantindo a classificação gremista.

O Tricolor estreia na fase de grupos no dia 14 de fevereiro, na Arena, contra o Huachipato, do Chile.