O dia de sábado, 8, foi de festa para a torcida tricolor. Desde às primeiras horas da manhã os gremistas tomavam conta do bairro Humaitá como forma de marcar seu território, na casa nova. Por volta das 20h40min, com a presença de 60 mil pessoas, foi dada a largada na PROGRAMAÇÃO de inauguração da Arena do Grêmio. Um show de luzes e fogos de artifício invadiu os céus de Porto Alegre a cada encerramento de bloco do evento. O Blue Man Group coloriu e empolgou os presentes na festa de inauguração. A Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil executou o Hino Nacional e o Hino Rio-Grandense, acompanhado pelo músico tradicionalista Renato Borghetti. à beira do gramado, os atletas de Grêmio e Hamburgo registravam todos os momentos da cerimônia. Danças típicas gaúchas foram o destaque do quarto bloco da apresentação. Ao final do evento, foram homenageados ex-atletas que marcaram a história do Grêmio. O eterno goleiro gremista Eurico Lara foi o primeiro a ser homenageado. Na sequência, entraram no gramado Danrlei, Carlos Miguel, Dinho, Arce, Ancheta, Adílson, Rivarola, Baidek, Tarciso, Jardel, Tcheco, Roger e Milton Kuelle. este último, empunhando uma bandeira do Tricolor.

E por fim, no centro do gramado estavam posicionados o presidente do Grêmio, Paulo Odone, do presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, o superintendente da OAS, Carlos Eduardo Paes Barreto e o presidente da Arena Porto Alegrense, Eduardo Pinto. Antonini e Odone não contiveram as lágrimas. “Isso aqui é construído por vocês, tenho certeza que no ano que vem levantaremos a taça da Libertadores da América aqui na Arena”, disse o presidente Odone. Ao final, o presidente da Grêmio Empreendimentos cortou o laço simbólico da inauguração da Arena.

O JOGO

Depois das festividades, foi a vez da bola rolar pela primeira vez no gramado que foi plantado em outubro. O Grêmio reeditou a final do Mundial de 83, em Tóquio, e derrotou os alemães do Hamburgo pelo placar de 2 a 1.

Os alemães haviam atuado pelo Campeonato Nacional na véspera, mas mostraram que estavam dispostos a medir forças com o Grêmio. Mesmo assim, os atletas tricolores queriam marcar seus nomes nos 109 anos de história do clube com um triunfo na festa inaugural.

O primeiro gol na Arena saiu cedo. Aos nove minutos, André Lima inscreveu seu nome na história ao marcar o primeiro gol do novo estádio. Em escanteio cobrado na risca da pequena área por Elano pelo lado direito, o centroavante ganhou pelo alto do zagueiro alemão e testou firme no canto esquerdo para explodir a primeira avalanche da Arena.

A etapa complementar iniciou com a equipe tricolor bastante modificada, com as entradas de Tony, Léo Gago, Marco Antonio, Marquinhos e Marcelo Moreno. Desta forma o time não conseguia encaixar as jogadas, principalmente nos passes finais para o gol.

Nesta altura da partida, o gramado que teve apenas oito semanas desde sua semeadura, já estava bastante castigado pelo primeiro jogo, dificultando o melhor toque de bola. Aos 25minutos, Westermann arrematou da meia-lua em cobrança de escanteio ensaiada, que contou com o desviou da defesa tricolor no meio do caminho, e empatou a partida.

Perto do final do jogo, aos 42 minutos, em roubada de bola de Saimon no meio-campo, Marquinhos recebeu bom passe do zagueiro e fez o cruzamento na segunda trave para Marcelo Moreno. O atacante surgiu por trás da defesa alemã para arrematar forte e anotar o tão esperado gol do triunfo.

Na quarta-feira, 19, a Arena irá receber convidados ilustres e promete estar em melhores condições. Nesta data, será realizado o Jogo Contra a Pobreza, com participação de estrelas mundiais como Zidane, Ronaldo e Beckham. Concluída em 27 meses, a Arena teve um investimento de R$ 540 milhões.