Depois de um jejum de títulos ou mesmo finais em competições o Guarani chega a final da Copa Estadual Sub-19. Apesar de dois empates nas semifinais da competição, com heroísmo e bravura o rubro-negro jogou de igual para igual contra o Internacional no CT do Colorado, na Morada dos Quero-Queros, na tarde desta quarta-feira, 21, em Alvorada, e empatou em 2 a 2, o que garantiu a vaga na decisão contra o Grêmio de Porto Alegre.
Antes mesmo da bola rolar, havia a preocupação com o lateral esquerdo Pastel e o atacante Luis Carvalho Júnior, se iriam atuar devido a lesões das quais ainda não estavam completamente recuperados. Assim, ao apito inicial do árbitro Adriano Sajonc, Pastel ficou no banco, mas o atacante, camisa nove foi para o jogo. Nos minutos iniciais o Guarani investia e se defendia bem. Tanto que aos oito minutos teve grande chance de abrir o placar em jogada de Caminha e Luis Carvalho.
Mas quem abriu o marcador foram os donos da casa. Aos 31 minutos, após trocas de passes pela direita, Vilela cruzou para Natan, que, livre, colocou no fundo da rede, fazendo 1 a 0. O empate veio dez minutos mais tarde. Depois de jogada de Dimitri pela lateral, que acabou saindo, veio a cobrança de escanteio. Luis Carvalho, de cabeça, igualou o placar, em 1 a 1, levando o confronto à cobrança de pênaltis.
No segundo tempo, após substituições em ambas as equipes, novamente o time de Adré Giardini passa a frente. No cruzamento de Rafael Gava, Leonardo Piaya subiu sozinho e de cabeça fez 2 a 1. Mas nem deu tempo da equipe locatária comemorar. Na cobrança de falta, menos de um minuto mais tarde, Pastel de pé canhoto chutou forte, a bola raspou no travessão e empatou em 2 a 2, para delírio dos rubro-negros. A partir de então o Guarani administrou o placar e soltou o grito de “O Guarani chegouuu”, ao final do confronto.
Na outra partida da semifinal, um novo empate, desta vez em 0 a 0 entre Grêmio e Novo Hamburgo classificou o Tricolor. O primeiro jogo da final será no domingo, 25, no Edmundo Feix, às 17h ou 19h, horário que ainda será definido até o final da semana.