O último título decidido no Estádio Olímpico Monumental ficou com os donos da casa. No entanto, o time de Venâncio também entrou para a história do Tricolor da capital. No sábado, 1°, a equipe comandada pelo técnico Chicão assegurou o vice campeonato da Copa Estadual Sub-19, ao empatar em 1 a 1 com o Grêmio no Olímpico. A taça de campeão ficou com o time do técnico Marcelo Mabília, depois de vencerem de virada por 3 a 2, o Guarani em Venâncio no jogo de ida das finais. Os gols no jogo de volta foram marcados por Xuxa, para o Grêmio, e por Marreta, para o rubro-negro.

O início do penúltimo confronto no estádio começou com os donos da casa pressionando, assim como a torcida que compareceu em grande número. Logo, aos 10 minutos, o zagueiro Tricolor, Santiago, avançou em direção à área rubro-negra, mas o goleiro Daniel salvou a primeira tentativa da tarde. Depois, aos 18 minutos, nova investida da equipe de Porto Alegre com Gerson, que aproveitou a falha de Daniel e chutou forte, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 23 minutos, Daniel trabalhou de novo, desta vez, segurou firme o chute de Léo Campos.

A primeira chance de gol do time de Venâncio apareceu aos 28 minutos, quando o capitão Dimitri, na entrada área, bateu fraco e a bola sobrou nas mãos do goleiro Ygor. Quando os cerca de 200 torcedores do Guarani empurravam o time índio, aconteceu o inesperado. Aos 40 minutos, Xuxa arriscou um chute, que bateu nas costas de Isac, que tinha acabado de entrar no jogo, depois de Henrique deixar o gramado com uma lesão no tornozelo. O atleta Tricolor aproveitou o rebote e bateu rasteiro, no canto de Daniel, abrindo o placar, 1 a 0.

Melhor em campo

Na volta para o segundo tempo, a equipe do técnico Chicão retornou do vestiário mais motivada. Com uma boa movimentação em campo chegou por diversas vezes ao gol adversário. Mas, a equipe gremista contava com os destaques individuais, como Misael, que está convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. O camisa 8, aos 16 minutos, mandou uma bomba, na entrada da área, para o gol de Daniel, mas a bola passou por cima do travessão.

Aos  24 minutos, depois de muitas tentativas, o Guarani conseguiu se igualar ao adversário no marcador. Alê cobrou lateral na esquerda, o capitão Dimitri recebeu e mandou para o atacante Marreta, que mandou para o fundo da rede de Ygor, fazendo 1 a 1. O gol fez a equipe de Venâncio crescer ainda mais em campo. Aos 37 minutos, em tabela pela direita, Carlão mandou uma bomba, mas que morreu no lado de fora da rede. Aos 40 minutos, depois de Misael cometer falta em Léo, os autores dos gols, Misael e Marreta, discutiram e foram advertidos com cartões amarelos pela arbitragem. Quando a torcida, comissão técnica e jogadores reservas da equipe do Grêmio já pediam pelo fim da partida, o time da casa ainda teve duas chances de ampliar. Uma aos 42 minutos com João que bateu em cima do goleiro Daniel e outra com Felipe que estourou na trave. Logo, éder Zanella, apitou o fim de jogo, quando iniciou a comemoração tricolor, seguida pela premiação de ambas as equipes, que cordialmente se cumprimentaram e foram aplaudidos uns pelos outros.

O técnico Chicão destacou o bom desempenho da equipe no confronto final. “Acabou da maneira que esperávamos. Foi um ótimo jogo, vimos o Grêmio dando chutões, o pessoal do banco pedindo pelo fim da partida, isso mostra que respeitaram muito nossa equipe. Jogaram duas vezes contra nós com a equipe titular que disputa a Copa do Brasil Sub-20 então foi bom demais. E um jogo assim também é super importante para a valorização individual de cada um dos atletas que fizeram um bom jogo”, salientou o técnico.

O último gol no gramado do estádio Olímpico

 

O gol da equipe venâncio-airense entra para a história do clube, pois foi o último a ser marcado no estádio, já que o Gre-Nal, realizado no domingo, 2, válido pela última rodada do Brasileirão terminou no 0 a 0. E o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil Sub-20, será realizado na quarta-feira, 5, no estádio Passo da Areia em Porto Alegre. O Olímpico, a partir de agora, servirá como CT para o grupo profissional que disputa no final de janeiro de 2013, a Pré-Libertadores da América. A notícia sobre o último gol do Olímpico, assinalado pelo camisa 9 do Guarani, ontem, esteve em inúmeros sites, como Uol, IG, ESPN.

Ficha técnica

 

Grêmio (1): Ygor; Santiago, Gérson, Rodrigo Sabiá e Léo Campos; João Francisco, Misael, Calyson e Fabian; Gustavo Xuxa e André. Entraram ainda: Rodrigo, Renato Camilo, Felipe, Douglas e Lucas Coelho.Técnico: Marcelo MabíliaGuarani (1): Daniel; Henrique, João Taquari, Carlão e Alê; Guto, Pastel, Léo e Dimitri; Bruno e Marreta. Entraram ainda: Isac, Ramon, Lê e Sílvio. Técnico: ChicãoGols: Para o Grêmio Gustavo Xuxa (aos 40min do 1° T), e para o Guarani Marreta (aos 24min do 2° T).Cartões amarelos: João Francisco (Grê), Misael (Grê), Léo (Gua), Marreta (Gua), Lê (Gua),  Arbitragem: éder Davi Zanella, auxiliado por Antônio João Albornoz e Luiza Naujorks Reis

{gallery}galerias/03122012{/gallery}