Os trabalhos no Guarani visando a disputa da Terceirona Gaúcha estão a ‘pleno vapor’. Na noite de quarta-feira, 20, na sede social do clube, parte do grupo se fez presente no ato que marcou o começo das atividades para a competição, que começa no dia 21 de setembro. A partir de quinta-feira, as atividades foram físicas no Edmundo Feix.
“Realizamos o encontro na quarta-feira para darmos as boas-vindas para a comissão técnica e jogadores. Não foi possível reunir todos, mas o ato foi mais para o pessoal já ir se ambientando e conhecendo melhor o clube. Tem muitas caras novas. Alguns até se conhecem, pois já jogaram juntos e muitas vezes contra. Agora a movimentação fica por conta da comissão técnica”, destaca o presidente do Guarani, Jorge Antônio da Silveira.
Alguns jogadores já anunciados, como Sampson e o zagueiro Dieter, irão se apresentar no fim de semana. “Estamos ainda fazendo alguns ajustes na relação do grupo de trabalho. Está sujeito a algum jogador ter sido anunciado e talvez nem se apresentar. Na segunda-feira, teremos mais novidades, pois já acertamos a vinda de no mínimo mais quatro atletas. Grupo completo mesmo somente a partir da próxima semana”, disse o presidente.
Mesmo sem divulgar nomes, os atletas que irão se apresentar foram indicados por empresários com certa ligação ao Guarani. “Posso antecipar que temos uma boa parceria com alguns empresários que nos indicam atletas. Este provável quarteto que vem é de respeito e vai agregar ainda mais qualidade ao grupo. São aqueles mais ‘cascudos’ que todo grupo necessita, pois sabemos o quanto é difícil a Terceirona”, explica o presidente Jorge.
No dia seguinte ao encontro, o líder acompanhou pela manhã e pela tarde os trabalhos de orientação física, comandados por Júnior Peranzoni. O técnico Gilmar Iser, em boa parte do tempo na beira do gramado, acompanhou tudo de forma atenta. Muitas vezes, até incentivou os atletas mediante a carga física que será a tônica das atividades ao longo de duas semanas. “Já passei por isso. É apenas o começo dos trabalhos e, mesmo que todos tenham se apresentado em plena forma, a carga física se torna exaustiva. Em meio a isso, vamos dar uma ‘quebrada’ na movimentação incluindo o que eles mais querem fazer, que é jogar. Faz parte do processo”, afirmou Iser.
Em relação ao grupo, Iser também confirmou a vinda de mais jogadores no começo da próxima semana. “Com isso, a parte física será estendida mais alguns dias, mas, como relatei há pouco, vamos incluindo alguns trabalhos com bola, até para conhecer melhor cada atleta. A previsão é que já nos primeiros dias de setembro os trabalhos com bola sejam mais constantes. Serão três semanas intensas, pois projetamos alguns jogos-treinos em meio à preparação”, comentou o técnico.
Na tarde desta sexta-feira, 22, o clube confirmou o acerto com o lateral esquerdo Jhonny Lira. O atleta de 22 anos tem passagens pelo Athletico Paranaense, Barra FC, SC Beira-Mar, Portimonense e Francana.
A Terceirona Gaúcha começa dia 21 de setembro. O Guarani, na Chave ‘A’, tem como adversários o Nova Prata, Clube 92 de Carazinho, Novo Horizonte de São Leopoldo e Apafut de Caxias.
GILMAR ISER
“Estou em busca do meu sexto título como treinador”
Durante a apresentação do grupo de trabalho, na noite de quarta-feira, o técnico Gilmar Iser declarou que o mesmo sucesso que teve no Esporte Clube Guarani, quando jogador, espera ter agora na função de técnico.
“Defendi com muita garra este clube lá em 1991 e sei o quanto este time cresce com o apoio do seu torcedor. Atualmente, a instituição está na Terceirona, mas pretendemos mudar esse capítulo. A escrita de uma nova história é vencer a Terceirona e no mínimo retornar à Divisão de Acesso, que é aquele último degrau antes da elite do futebol gaúcho. Para mim, é uma satisfação muito grande retornar ao clube. Meu objetivo é ser campeão. Foi isso que repassei no primeiro contato que tive perante os jogadores. Ter um título é muito importante. Tenho cinco na carreira como treinador e aqui no Guarani estou em busca do meu sexto título”, disse o comandante.
Iser destacou a ‘sintonia fina’ com a direção do clube. “A montagem do grupo foi por meio de muitos contatos. Procuramos buscar jogadores que estavam em atividades. O grupo estará completo mesmo na próxima semana. A direção está diariamente buscando acomodar todos e dar o suporte necessário para as atividades. Temos apenas 30 dias para deixar a equipe pronta para a estreia. Por isso é muito trabalho e, preferencialmente, sem perder tempo”, disse.
“A expectativa é por muito trabalho. Que seja realizado com muita qualidade, para lá na frente alcançarmos o objetivo traçado. Este ano, o Guarani pretende deixar a Terceirona”. As frases são do diretor de futebol, Tarso Kreibich.
O diretor declarou que é enorme o empenho, a entrega e a dedicação da atual diretoria do Guarani em fazer futebol o ano todo. “Já tivemos uma excelente participação no Estadual com a categoria Sub-15. Agora os olhares se voltam para os trabalhos no departamento profissional. A comunidade está na expectativa por uma grande campanha do clube. Os resultados no campo farão com que o torcedor venha ao Edmundo Feix. Por isso a importância de muito empenho de todos. O Guarani vem forte”, disse o diretor.