A Divisão de Acesso pode voltar a ser disputada no segundo semestre. De forma mais específica, a intenção é de que o campeonato retorne a partir da primeira semana de agosto. Essa foi a posição defendida pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, na tarde de quarta-feira, 8, em videoconferência.
A intenção também é oportunizar aos clubes retomarem os treinos cerca de 10 dias antes desta data, em uma espécie de mini pré-temporada. O encontro virtual teve a participação de representantes dos 16 clubes envolvidos na competição. Contudo, hoje, a partir das 15h, uma nova videoconferência será realizada, mas desta vez com os representantes dos departamentos jurídicos dos clubes, o jurídico da federação e também os advogados do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, para readequação dos contratos profissionais.
REGULAMENTO
Para dar um fôlego extra aos clubes, a FGF promete destinar R$ 62,5 mil para cada um dos 16 clubes. Um adiantamento, no valor de R$ 22 mil, seria divulgado imediatamente e o restante será repassado em agosto.
O valor corresponde a 35% da verba de ressarcimento, prevista no regulamento da competição. As equipes também ficarão isentas do pagamento das taxas administrativas referentes a registro, rescisão, renovação ou prorrogação de contratos de atletas, até o total de 60 jogadores.
O regulamento também será mantido nos mesmos moldes: dois clubes caem para a Terceirona e dois sobem para a Série A.
CRISE FINANCEIRA
A grande preocupação dos clubes do interior é com a questão financeira. O presidente do Esporte Clube Guarani, Sérgio Batista, participou da videoconferência e informa que a posição do time venâncio-airense será anunciada, apenas, na próxima semana. “Vamos analisar a situação financeira interna com a toda a diretoria. Precisamos levar em consideração que podemos perder patrocinadores, que hoje respondem por 50% da receita do clube. Mas ser punido com a queda para a Terceirona pode ser ainda pior. O quadro geral será avaliado”, disse Batista.
- Copa do Brasil e Série D
A Divisão de Acesso parou em março, na quarta rodada. A intenção da FGF é também retornar com o Gauchão, para definir o campeão e os dois clubes rebaixados para a Divisão de Acesso. Segue incerto, no entanto, a realização da Copinha, que tradicionalmente ocorre no segundo semestre. Com isso, as vagas da Série D e da Copa do Brasil seriam destinadas para a Divisão de Acesso.