O Inter chega a final do segundo turno do Gauchão 2013 depois de bater o Veranópolis, por 1 a 0, na tarde de domingo, 28, no Centenário, em Caxias. O gol da classificação saiu dos pés de Willians, aos 25 minutos, da etapa inicial. O VEC, que buscava reagir, ainda teve um atleta expulso no segundo tempo. Edson Borges cometeu falta em Damião, levou o segundo amarelo e foi excluído da partida.

Agora, antes da decisão no final de semana, o colorado tem outro desafio no meio da semana. Amanhã, o elenco de Dunga, encara o Santa Cruz, a partir das 22h, no Recife. Para o duelo, DÂ’Alessandro está suspenso. Vitor Júnior surge como o principal candidato. Josimar e Airton são dúvida. Dátolo, com uma lesão muscular na coxa direita, também está fora.

Já o outro finalista da Taça Farroupilha, o Juventude, eliminou o Grêmio na semifinal na noite de sábado, 27, no Alfredo Jaconi. Após igualdade em 1 a 1, o time de Caxias superou o tricolor por 5 a 4 nos pênaltis.

No tempo normal, na etapa inicial, teve dois lances polêmicos. Vargas mandou para o gol após cruzamento de André Santos, mas a arbitragem assinalou impedimento do lateral. Por sua vez, o time da casa pediu pênalti de Pará em Diogo Oliveira. Mas o gol do Grêmio saiu dos pés de Barcos aos 19 minutos do segundo tempo. Pouco depois, Diogo Oliveira empatou com gol de cabeça.

Nas penalidades, Zé Roberto foi o primeira a bater. Converteu. Alan fez o mesmo. Barcos manteve o Grêmio na frente. Zulu igualmente marcou. Fernando fez o terceiro. Adailton chutou por cima: 3 a 2 tricolor. Pará ampliou a vantagem. Diogo manteve a esperança alviverde. André Santos bateu por cima do gol: 4 a 3 ainda no placar. Moisés empatou em 4 a 4 e a série foi para as batidas alternadas. Vargas teve a cobrança defendida pelo venâncio-airense Fernando Kauffmann. Gustavo converteu e determinou o 5 a 4 e a classificação do Juventude.

O elenco do Grêmio voltou a treinar na tarde de ontem, tendo como foco o Independiente Santa Fé, rival de amanhã, na Arena, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores. Tricolor não contará com Zé Roberto, pois terá de cumprir suspensão automática. As outras duas baixas certas são: o zagueiro Werley e o volante Adriano, lesionados. Cris e Fábio Aurélio são dúvidas.

Palco da decisão

 

O público compareceu, os jogadores do Inter já pareciam habituados e nada levava a crer que a final do segundo turno do Gauchão fosse retirada do Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Mas após a vitória sobre o Veranópolis, o discurso mudou. O presidente Giovanni Luigi tomou a palavra e não garantiu para a Serra o jogo que pode dar o título ao colorado.

Com a mudança de postura, dois estádios surgem como opção para o Inter. O primeiro é o Estádio do Vale, casa do Novo Hamburgo. Não está descartada também a Arena Alviazul, do Lajeadense, que tem um ótimo gramado e boas instalações.

Dois motivos encabeçariam a mudança. O primeiro seria a distância de Porto Alegre, já que no meio da semana o time do técnico Dunga atravessa o país rumo ao Nordeste, onde enfrenta o Santa Cruz pela Copa do Brasil. A delegação retorna na quinta e já teria de fazer nova viagem no sábado rumo a Caxias. A outra motivação é o fato de o Juventude, adversário na final, ser de Caxias do Sul. O Inter avalia que colocar o jogo decisivo na cidade do rival pode representar uma vantagem ao adversário.

Willians foi o autor do gol colorado que lhes garantiu a classificação para a final do segundo turno.