O Inter inicia na noite de hoje a busca pelo segundo título da Copa do Brasil, já conquistado em 1992. O Internacional vai até Rio Branco, para enfrentar o Acre na estreia da competição nesta noite a partir das 22h. A partida de volta está marcada para o dia 17. Porém, ela pode não ocorrer, caso o time do técnico Dunga vença fora de casa por dois ou mais gols de diferença, o que garantiria a classificação antecipada.

Serão sete fases eliminatórias, mas o regulamento traz modificações. A Copa do Brasil 2013 volta a ser disputada ao longo da temporada e a finalíssima será realizada no final do ano, nos dias 20 e 27 de novembro. Inicialmente serão 80 clubes lutando pelo título, com o acréscimo dos times que disputam a Libertadores da América (Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras) e do Vasco da Gama – que entra no lugar do São Paulo, que não participará do torneio nacional em função da disputa concomitante da Copa Sul-Americana – a partir da fase de oitavas de final. Os dez times oriundos da terceira fase, mais estas seis equipes previamente classificadas, disputarão vagas às quartas de final. O detalhe é que os confrontos serão definidos por meio de sorteio.

Os times que se classificarem às oitavas da Copa do Brasil não poderão disputar a Copa Sul-Americana. Portanto, o Inter, campeão da segunda competição mais importante do continente sul-americano em 2008, poderá ficar de fora da luta pelo bicampeonato se avançar à ‘fase quenteÂ’ do torneio brasileiro. De qualquer forma, o campeão da Copa do Brasil garante vaga na Libertadores de 2014, um dos objetivos do Inter nesta temporada.

Se passar pelo Rio Branco na noite de hoje, o Inter enfrentará na segunda fase o Santa Cruz-PE ou Guarani de Juazeiro-CE. O calor e o clima amazônico, com a temperatura girando na casa dos 40°C, serão os grandes adversários nesta noite. O grupo acreano não quer dar vida fácil ao Inter. O elenco joga junto há quase sete anos e, apesar dos problemas financeiros, pretende dificultar a vida do colorado, assim como fez com Flamengo, Atlético-PR e São Paulo, quando não apenas forçou a partida de volta como venceu em sua casa os tradicionais clubes.

O time de Dunga não poderá contar com Leandro Damião no confronto que ocorrerá na véspera do aniversário de 104 anos do clube. Punido com dois jogos de suspensão pela expulsão no Gre-Nal válido pela última rodada do Brasileirão do ano passado, o atacante ficará de fora das duas primeiras rodadas da Copa do Brasil.

O colorado talvez terá o retorno do volante Williams, que está recuperado de lesão e treina com o grupo desde quinta-feira. Mas Airton poderá seguir na função. Dátolo segue na vaga de Fred, que ficou em Porto Alegre tratando de um problema no joelho. Na defesa, a mudança é obrigatória. Rodrigo Moledo, que deixou o campo mais cedo durante a vitória sobre o Esportivo, sábado, ficou em Porto Alegre. Ele deve ser substituído por Romário. Alan também disputa a vaga. No ataque, o treinador contará com a volta de Diego Forlán.

A CBF escalou Fledes Rodrigues Santos, de Rondônia, para apitar a partida. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Márcia Bezerra Caetano e Valdebranio da Silva.