O Inter de Dunga levou a melhor no Gre-Nal 396, disputado domingo, 24, no Centenário, em Caxias do Sul, pelas quartas-de-final da Taça Piratini do Gauchão 2013. Com o intuito de priorizar a Libertadores e poupar os titulares, Luxemburgo mandou a campo os reservas, apenas Dida e Werley foram relacionados ao clássico, que sofreram a derrota de 2 a 1 para o colorado.
O clássico 396, o segundo desta temporada e o nono da história de 103 anos do confronto disputado no interior do Rio Grande do Sul, teve o Inter como mandante. Foi o primeiro jogo do time colorado nesta condição no estádio que será a casa do Inter até que a reforma do Beira-Rio seja concluída.
Na sua escalação, o Inter teve uma novidade na zaga: Juan assumiu a vaga de Ronaldo Alves, que sofreu lesão no treino de sábado. Já o volante Ygor retomou a titularidade no meio-campo após afastamento por lesão.
Com qualidade, aos 27 minutos do primeiro tempo, o Inter chegou ao campo ofensivo. Forlán fez boa jogada no interior da área e acabou sendo derrubado por Matheus Biteco. Pênalti marcado, cobrado pelo atacante que cobrou, com categoria, no cantinho direito, e abriu o placar no Centenário. Com o gol, Forlán também assumiu a artilharia do campeonato.
Na volta do intervalo, apesar de duas mudanças na equipe tricolor, entraram Bertoglio e Willian José, foi o Inter que ampliou no marcador. Aos 12minutos, Forlán cobrou escanteio fechadinho, e Rodrigo Moledo antecipou-se para desviar de cabeça no primeiro poste, fazendo 2 a 0. Pressionando, o Grêmio descontou aos 21minutos. Jean Pierre marcou pênalti de Josimar sobre Douglas Grolli. Willian José bateu e descontou, 2 a 1. O tricolor forçou ainda mais nos minutos finais, mas não conseguiu levar o confronto à cobrança de pênaltis.
Eliminado, o Grêmio só volta a pensar em Gauchão em 16 de março, quando enfrenta o Lajeadense, na primeira rodada do segundo turno. Antes, na terça-feira, dia 5, recebe o Caracas pela Libertadores.
Agora, o Inter enfrenta o Esportivo, que bateu o invicto Lajeadense nos pênaltis. O confronto terá o mando colorado, já que sustenta melhor campanha que o rival. A outra semifinal está definida entre São Luiz e Caxias. Os vencedores disputarão a final da Taça Piratini no dia 10 de março. O campeão deste primeiro turno tem vaga assegurada na decisão do Gauchão/2013, que ocorre em maio.