Já completa uma semana desde que a comissão técnica do Guarani iniciou os trabalhos no gramado do Edmundo Feix, visando a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho de 2013 – a Terceirona, que se inicia dia 3 de agosto. Quatro atletas remanescentes do time Sub-19 vice campeão do Estadual do ano passado, três atletas que integraram o elenco juvenil que disputou o estadual da categoria neste ano e dois jogadores profissionais realizam atividades diárias sob comando do preparador físico Alex Klafke, no período da manhã, e à tarde, sob comando do técnico Chicão realizam trabalhos com bola.
Do Sub-19 já estão no clube o zagueiro Carlão, o lateral-direito Dimitri, meia Bruno e o atacante Marreta. Da categoria ainda retornam os zagueiros João Taquari e Alê, os meias Guto, Sílvio e Léo, que estão emprestados à outros clubes. 15 jogadores atualmente estão no alojamento do clube. Do Juvenil, treinam o zagueiro Sapé, o lateral direito Douglas e o atacante Bryan. Para dar um toque de experiência nos trabalhos, o zagueiro William Vinícius, natural de Campinas-SP que atuou no Santa Cruz em 2012, e o conhecido da casa, o volante éder Lazzari, treinam junto com o grupo. Além disso, outros jogadores realizam testes técnicos no clube, formando um grupo de 21 jogadores. No entanto, alguns, que passam por teste podem ser dispensados, enquanto que chegarão outros para também passar por avaliações nos próximos dias.
O técnico Chicão avalia os primeiros dias de trabalho com o grupo. “Completamos uma semana de trabalho, encontramos dificuldades normais, mas também tem atletas com muita qualidade. No treino é uma coisa, mas precisamos testar os atletas em alguns jogos treinos contra equipes profissionais para saber das reais condições. O éder e o William passam por avaliações físicas, porque o volante volta de uma lesão sofrida no ano passado e o zagueiro estava parado. E a ideia é de tirar desse grupo que vem trabalhando cerca de 15 jogadores e completar o grupo com mais uns 11 jogadores que possam vir da Série A2 que terminará no final deste mês”, destaca.
E a direção continua na busca e nas negociações com jogadores. Alguns atletas conhecidos como os zagueiros Teda e Márcio Nunes, o goleiro Daniel que atuou no Sub-19 do Guarani em 2012 e atualmente está no Avenida, os meias Alexandre Camargo e o venâncio-airense Rafael Bittencourt, o atacante venâncio-airense Japa, entre outros, já foram contados, mas com nenhum foi fechado contrato. A competição irá iniciar em agosto e contará com a participação de 14 clubes, divididos em duas chaves. Os times de Igrejinha e Cachoeira desistiram de participar do campeonato. Assim o Guarani divide a Chave B com Bagé, Tupi, Rio Grande, Milan, Gepo e Três Passos.