Calor e vento mais intensos durante algumas horas, o que acabou gerando um enorme desgaste físico aos atletas participantes, foram marcas registradas durante a realização da Ultramaratona 24h de Rio Grande. O evento foi realizado entre o meio-dia de sábado, 13, e o meio-dia de domingo, 14. Um dos atletas que encarou o desafio foi o venâncio-airense Julio César Konzen, que garantiu a quarta posição no pódio.
A prova foi realizada num percurso que teve como ponto de partida o Clube de Regatas de Rio Grande. Os atletas seguiram pela Avenida Onório Bicalho até o Porto Velho. O percurso percorrido no circuito foi de 1.400 metros de ida e volta.
Julio César Konzen percorreu 145,6 quilômetros em 20h de pista. O resultado final lhe rendeu o quarto lugar geral. Julio, que havia conquistado o primeiro lugar na categoria 40-49 anos na Ultramaratona de Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de setembro, com 162 quilômetros percorridos, relatou que sentiu o desgaste da prova anterior. “Não fosse o vento castigante, principalmente na manhã do domingo, com certeza teria percorrido uma distância maior em Rio Grande”, relatou o venâncio-airense.
RECORDE
O maratonista Antônio Martins dos Reis, 71 anos, segue quebrando marcas em ultramaratonas. O atleta de Campo Bom disputou as 24 Horas de Rio Grande e atingiu uma nova marca impressionante.
Apesar de competir na categoria 70 a 74 anos, ele foi o campeão geral da prova, superando atletas de todas as idades, com a marca de 187,6 quilômetros percorridos em 23h30min. O segundo colocado na classificação geral, Moraci da Costa, 29 anos, de Rio Grande, fez 173,6 quilômetros.”Foi a primeira vez que venci no geral. Fiquei na pista durante 23h30min, sempre correndo, sem caminhar. Não parei nem para fazer massagens. O pessoal ficou muito impressionado comigo”, disse o corredor, que é o primeiro colocado do ranking mundial da sua categoria. Conforme Reis, não há segredo para o seu desempenho. “é muito treino e um psicológico forte”, afirmou o atleta.