O dia de hoje reserva muita emoção e adrenalina para uma turma que adora um esporte diferente. Venâncio irá sediar a 2ª Trilha dos Lagartos, organizada pelo grupo local Lagartos do Banhado Grupo OffRoad.

A expectativa é de que mais de 100 veículos, entre jipes, gaiolas e quadriciclos, participem da aventura, que terá os ingredientes fundamentais para uma diversão completa: lama, adrenalina e emoção. Aventureiros de cidades como Sobradinho, Teutônia, São Jerônimo, Charqueadas, Porto Alegre, Paverama, General Câmara, já confirmaram presença.

A organização, formada por 25 pessoas, em 15 veículos, trabalhou durante meses na preparação do traçado que, neste ano, será em uma fazenda em Linha Hansel. Toda a Trilha será numa área de terras fechada, diferentemente da edição passada, em que, em alguns pontos os participantes andavam por estradas.

O integrante dos Lagartos do Banhado Bruno Uhry explica que o grupo realizou a vistoria do trajeto. “No domingo, 21, percorremos o trajeto, na ‘pré-trilhaÂ’, onde é marcado o tempo do percurso e são apontados os locais com as passagens mais difíceis, neste locais ficam tratores que auxiliam os pilotos que não conseguem transpor os obstáculos”.

Na quinta-feira, 25, a organização recebeu os primeiros visitantes que ficaram acampados no local da largada. Na noite de ontem, caminhões, camionetes com reboques e até uma carreta carregada chegaram para o evento. Os Lagartos do Banhado prepararam uma bela recepção com música e muita animação.

O coordenador da Trilha, Henrique Harth, destaca que o traçado está em excelentes condições para o evento. “Tivemos uma chuva forte no início da semana que inundou praticamente todo o traçado, mas a água baixou ao longo da semana e a trilha ficou espetacular. Chegamos a pensar em cancelar tudo por causa da enchente, mas o pessoal gosta de emoção mesmo, então mantivemos a trilha”, diz Harth.

Hoje, durante todo o dia, os inscritos passarão por estradas, banhados, lavouras e obstáculos criados  para dificultar o trajeto e testar os veículos 4×4 e a habilidade dos pilotos. Paralelo à trilha dos Lagartos haverá uma mini-feira com produtos específicos à este público, com pneus off road, implementos, acessórios, reboques e veículos.

Bruno Uhry convida os interessados em assistir a Trilha. “Quem quiser assistir a Largada da Trilha e ver os veículos adaptados de perto, pode se dirigir à sede da fazenda que fica a cerca de 100 metros do trevo da Linha Hansel em direção a Passo do Sobrado. O local vai estar aberto para o público até a hora da largada, depois somente os veículos inscritos poderão seguir para a trilha, todos receberão um adesivo indicando que fizeram a inscrição e estão aptos a participar”, explica.A largada para dentro da trilha será às 9h. Ao meio-dia o almoço será servido na sede do campo do Monterey em Linha Hansel.

Somente no final da tarde é que os pilotos retornam a sede da fazenda, local onde foi dada a largada oficial.