Ao redor de todo o mundo, os amantes de futebol aguardam ansiosamente o retorno dos principais campeonatos. Da transmissão de jogos aos diversos programas e conteúdos gerados pelo esporte, há uma boa parcela da população contando os dias para voltar a acompanhar seus clubes preferidos espalhados pelo globo.
Mesmo que no Brasil ainda não seja possível criar grandes expectativas, há indícios, porém, de que os torcedores já podem começar a comemorar. Aos poucos, as grandes competições ao redor do mundo começam a dar sinais de retorno. A Europa é uma das primeiras a retomar as partidas. Na Alemanha, a Bundesliga já vem realizando seus jogos desde o dia 16 de maio. Em Portugal, a Liga Nos já tem data de retorno programada para 4 de junho. Polônia, Dinamarca, República Tcheca e Hungria também já estabeleceram suas datas para a retomada das competições. Não demora para que no Brasil as partidas também comecem a ser novamente programadas, para alegria dos torcedores dos milhares de clubes espalhados por seu território, entre profissionais e amadores, a paixão brasileira por futebol percorre de ponta a ponta o país.
Enquanto diversas Ligas avaliam e planejam o retorno às competições, um até então pouco conhecido campeonato ganhou visibilidade por manter-se em funcionamento mesmo em tempos de pandemia. É a Vysshaya Liga, conhecida no resto do mundo como Premier League da Bielorrússia. Fãs de futebol, sentindo falta de acompanhar as competições de seus clubes favoritos, encontraram nessa competição uma saída para seguir curtindo e acompanhando o esporte em época de suspensão praticamente generalizada das competições oficiais.
Completando 18 anos em 2020, a Vysshaya Liga conta atualmente com 16 clubes, dos quais o Bate Borisov é o maior campeão, com 15 títulos. Enquanto isso, o atual campeão Dinamo Minsk, já conquistou sete vezes a taça.
Um dos principais fatores que atraem o público brasileiro para acompanhar jogos de Ligas ao redor de todo o mundo é que há sempre atletas brasileiros que se destacam, nas mais diversas posições. Exemplo disso, é o atleta Gabriel Ramos, atacante com passagem pelas categorias de base de Bahia e Flamengo. Após nove jogos, já contabiliza dois gols e quatro assistências. Lipe Veloso, de 24 anos, é o outro brasileiro no elenco do Torpeno Zhodina. O meia-atacante, em sete jogos, já marcou três gols. Há quem aposte que o clube, que costuma figurar entre os três primeiros colocados, neste ano conquiste seu primeiro título da Vysshaya Liga, e coloque seu nome em destaque na história do time.
Enquanto o Brasil não retoma seus jogos, várias opções já começam a surgir ao redor do mundo, o que é sempre uma oportunidade de conhecer novas culturas, atletas e clubes, talvez até descobrindo um novo time que possa valer a torcida do público que acompanha o futebol.
Em entrevista publicada pela Betway, casa de apostas esportivas online, Lipe Veloso avalia a estrutura que encontrou na Bielorrússia, desde Centro de Treinamento à qualidade do jogo e dos treinadores.